sábado, 8 de outubro de 2016

10 Coisas que as pessoas excecionalmente bem-sucedidas fazem ao fim de semana

Inspiração para o fim de semana Uma coisa é ser-se bem-sucedido, outra é ser-se excecionalmente bem-sucedido. No entanto, para se conseguir um elevado nível de sucesso, é preciso estar-se disposto a trabalhar para isso. Assim, enquanto a maioria das pessoas vê o fim de semana como uma altura para passar junto de amigos e relaxar, as pessoas excecionalmente bem-sucedidas têm uma ideia bem diferente de como os sábados e domingos devem ser passados. Eis como estas pessoas passam o seu fim de semana para se sintonizarem para uma louca semana de trabalho produtivo. 

1. Levantam-se cedo
Dizem que Tim Cook, CEO da Apple, acorda todas as manhãs às 3:45. Fins de semana incluídos. Pensar que só por ser fim de semana se pode ficar na cama até ao meio-dia é uma ideia errada que muita gente assume. As pessoas bem-sucedidas levantam-se cedo mesmo aos fins de semana pois sabem que o tempo é precioso e que não deve ser desperdiçado, independentemente do dia que for.

2. Leem 
Não negue o poder da leitura. Eimantas Balciunas, CEO da Travel Ticker, afirma que “ler e ficar a par do que se passa na indústria das viagens permite-me descobrir coisas que aparentemente a concorrência ignorou!”. Ao ler e expandir conhecimentos, mesmo ou especialmente aos fins de semana, fica melhor informado para poder elaborar ou desempenhar melhor as suas tarefas durante a semana.

3. Refletem 
Tal como Sócrates uma vez disse “uma vida que não é examinada não merece ser vivida”, as pessoas bem-sucedidas seguem essa filosofia, utilizando os fins de semana para olhar para trás e ver o que resultou e o que não resultou. Ao refletir na semana que teve, pode focar-se nas melhorias que deve fazer na segunda-feira seguinte.

4. Arranjam tempo para se dedicarem aos seus interesses
As pessoas bem-sucedidas sabem que perseguir o sucesso não deve significar esquecer os seus passatempos preferidos. O fim de semana oferece-lhe a oportunidade para ser criativo, seja o que for que goste de fazer no seu tempo livre.

5. Dedicam-se à sua comunidade 
Alexey Chuklin, fundador e CEO da Write!, refere que “posso aproveitar o fim de semana para fazer algo pela comunidade e assim mostrar que faço parte de uma”. E no livro “Rich Habits: The Daily Sucess Habits of Wealthy Individuals” (que em português ficaria algo como “Os Hábitos dos Ricos: os Hábitos Diários de Sucesso dos Indivíduos Abastados”), o autor Thomas C. Corley concluiu que 70% das pessoas bem-sucedidas trabalham pelo menos cinco horas todos os meses a favor das comunidades onde se inserem.

6. Desligam-se 
As pessoas bem-sucedidas sabem que devem criar tempo de inatividade, em que põem os telemóveis de lado e não verificam e-mails. O fim de semana é a altura ideal para fazer uma pausa, mesmo que seja pequena. 

7. Relacionam-se com a família 
Os dias úteis podem não proporcionar tempo suficiente para a família e amigos. Assim, o fim de semana pode ser oportuno para pôr a conversa em dia.

 8. Mantêm-se em forma 
O exercício físico pode ser refrescante. Não só reforça a mente como lhe dá a oportunidade para a limpar e abraçar novas ideias para a semana que se segue.

9. Estimulam a determinação 
As pessoas bem-sucedidas não se contentam com o mediano. Estão sempre focadas na excelência por isso procuram manter a determinação. O fim de semana é uma boa altura para colocar as coisas em perspetiva e ganhar clareza – para se concentrarem nos seus objetivos mais importantes. 

10. Planeiam a semana seguinte 
Jack Dorsey do Twitter tem uma ética de trabalho louca – trabalha 16 horas por dia de segunda a sexta. No entanto, certifica-se que o seu horário permite que tire os sábados para descansar – e utiliza o domingo para planear a semana seguinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.