sábado, 15 de setembro de 2012
Fisioterapeuta
Descrição do Cargo de Fisioterapeuta
O fisioterapeuta executa tarefas no tratamento de meningites, encefalites, doenças reumáticas, paralisias, seqüelas de acidentes vascular-cerebrais e outros, empregando ginástica corretiva, cinesioterapia, eletroterapia, hidroterapia, mecanoterapia, massoterapia, fisioterapia desportiva e técnicas especiais de reeducação muscular, para obter o máximo de recuperação funcional dos órgãos e tecidos afetados.
Formação necessária para ser Fisioterapeuta
Para os profissionais desta área, estão disponíveis cursos que abordam as técnicas de prevenção e tratamento dos distúrbios do movimento humano e ainda cursos sobre métodos de habilitação e reabilitação do movimento. Além dos alunos graduados em Fisioterapia, há possibilidade de atuar nesta área por meio dos cursos de Terapia Ocupacional e Educação Física. Os alunos graduados em Engenharia Elétrica e Mecânica também podem atuar na área, desenvolvendo projetos de próteses, instrumentos e equipamentos para deficientes físicos.
Formação Básica
Para atuar como Fisioterapeuta é necessário que tenha o curso superior em Fisioterapia. Cursos de especialização enriquecem o perfil do profissional, que pode optar por especializar-ser na área ortopédica, neurológica, cardiológica, respiratória, oncológica, geriátrica, neonatológica, desportiva ou de acupuntura. É importante a atualização por meio de congressos, além de conhecimentos em outros idiomas como o inglês.
Mercado de Trabalho para Fisioterapeuta
Mercado de trabalho com boas perspectivas.
Aspectos Favoráveis
O crescimento para esta área de atuação ocorrerá principalmente no atendimento hospitalar em terapia intensiva, traumatologia e ortopedia com ênfase na reeducação postural, na área esportiva, em clubes e academias e nas clínicas de cirurgia plástica e estética. O mercado voltado para a segurança do trabalho também é promissor, devido aos programas de reeducação postural adotados pela empresas com a finalidade de prevenir e tratar problemas musculares e de coluna em seus funcionários, de forma a melhorar o desempenho destes durante o trabalho.
Aspectos Desfavoráveis
De maneira geral, nas grandes cidades o número de fisioterapeutas formados é muito maior do que o mercado absorve, gerando desemprego entre os recém-formados. Já no setor público, a oferta de emprego está escassa e os concursos são muito raros.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.