segunda-feira, 14 de maio de 2012
O significado de «chapada/bofetada de luva branca»
[Pergunta] Gostava de saber qual o significado da expressão «chapada de luva branca»? Pode me dar alguns exemplos do seu uso?
Isabel I. :: Tradutora :: Macau, China
[Resposta] A expressão mais conhecida é «bofetada de luva branca» ou «bofetada de luva de pelica», que significa «resposta delicada, apropriada a uma ofensa» (Orlando Neves, Dicionário das Expressões Correntes, Lisboa, Ed. Notícias, 1999).
É uma expressão usada com bastante frequência como elogio a alguém que tem a arte de ser subtil (mas assertivo) na resposta a algo desagradável que sofreu, de que foi vítima. Trata-se, portanto, de uma expressão metafórica e, simultaneamente, irónica, em que se procura traduzir a ideia de uma situação em que sobressai a inteligência e a subtileza do atingido como forma de retribuir ou responder a uma agressão. Com este ato, a vítima ultrapassa o seu agressor, não respondendo da mesma maneira, não se exaltando, nem enervando. A sua superioridade é evidenciada pelo seu sangue-frio, pelo distanciamento a que se impôs para não descer ao nível do outro.
Eunice Marta :: 28/10/2011
Com luva branca
1 Fig. Com educação, refinamento, extrema civilidade; de modo gentil, delicado.
2 Sem demonstração direta de hostilidade; sem ofensa, sem agressividade (na expressão de oposição ou contrariedade).: Respondeu com luva branca, demolindo as teorias de seu opositor.
3 Diz-se de desafio, resposta, contestação, crítica, etc feitos ou ditos com delicadeza ou educação, mas também com ironia, mordacidade.: Depois de ouvir tantas calúnias, sua resposta calma foi uma bofetada com luva branca.
Dar com luva de pelica
1 Usar ironia, sarcasmo, mordacidade, mas em tom gentil ou delicado, para provocar ou responder a provocação.
Com luva de pelica
1 (Respondendo a ofensa, contestação, crítica, expressão de hostilidade, etc.) com delicadeza e educação, acompanhada de ironia.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.