"Ser uma dama nunca foi exatamente fácil, mas nos últimos 30 anos, tem se tornado quase impossível encontrar exemplares dessa espécie superior desfilando em nossas ruas. Especialmente no Brasil, convenhamos…Engana-se, contudo, quem, ao ouvir a palavra DAMA, pensa logo numa diva de cinema da década de 40, impecavelmente vestida e maquiada como uma autêntica Bonequinha de Luxo. Embora a vestimenta seja algo muito importante no conjunto que compõe uma verdadeira dama, é, por certo, o menos fundamental dos itens.
Hoje estou postando a tradução de um artigo em inglês intitulado “Como ser uma dama em Cinco Passos”. Vamos lá.
Passo 1
Seja educada. Enquanto os padrões tradicionais sugerem que as mulheres devam ser como delicadas violetas, ser uma dama não significa necessariamente ser submissa. Uma dama, em toda a sua sabedoria, deve manter a cabeça fria quando sob pressão e rebater seus adversários com conteúdo e palavras muito bem escolhidas.
Passo 2
Cuide da sua aparência. Enquanto as mulheres em geral não sentem necessidade de se arrumar todos os dias, o cuidado com a aparência é um sinal externo da dama. Ao invés de se jogar na primeira roupa de ginástica que vir, escolha uma boa roupa para caminhada ao andar pela vizinhança. Ao invés de deixar a casa ao natural, tente uma maquiagem rápida de 5 minutos pela manhã. Mantenha seu senso estético de dama para o guarda-roupa.
Passo 3
Eduque-se. A dama de hoje deve ser educada e capaz de manter uma conversa até o fim. Mantendo-se atualizada a respeito dos eventos mundiais através de jornais e noticiários, você pode conduzir qualquer conversa com um certo nível intelectual e despertar o interesse de seus interlocutores.
Passo 4
Seja independente. Numa mudança drástica em relação ao juízo tradicional de uma dama, a mulher contemporânea é considerada uma dama se puder manter-se em seus próprios pés! Mulheres têm suas carreiras, criam suas crianças ou vivem suas vidas como solteiras, com suas preferências e escolhas. Uma mulher independente é a imagem de uma dama.
Passo 5
Seja gentil. Talvez o sinal mais evidente de uma dama seja a gentileza. Se ela é gentil com seus pais, amigos, amantes ou com a comunidade como um todo, dificilmente outra característica é tão valiosa e contagiante.
Prometo que, nos próximos dias, virei com um post adaptando os conceitos da dama moderna para o nosso mundinho cinza.
Au Revoir"
Obrigada pelas dicas.
ResponderEliminarSó temo por uma coisa, será que ser uma dama implica em perder a identidade? Pois me pergunto se uma mulher que é mais risonha, engraçada acaba por anular esse jeitinho especial. O que você diria?
Car@ Anónim@: acho que ser uma dama não implica perder a própria identidade. é o saber estar que é mais importante para depois não dar barraca. mas se fores uma rapariga e puderes dar um toque pessoal para seres uma dama, melhor.
ResponderEliminarAmei o texto! Muito obrigada!
ResponderEliminarágatha