domingo, 24 de abril de 2011

20 dicas para organizar a sua casa poupando dinheiro


É verdade que uma casa exige muitos recursos financeiros, desde a manutenção, a decoração e a organização, mas felizmente exitem várias formas de fazer estes procedimentos sem gastar muito dinheiro. A lista que se segue reúne 25 óptimas ideias para organizar a sua casa, muitas vezes apenas aproveitando e reciclando tudo aquilo que já tem.
1 – Guarde todos os panfletos de restaurantes take-away e das pizzarias locais num saco de plástico e coloque numa gaveta da cozinha.
2 – Reutilize frascos de comida de bebé, de alimentos ou especiarias para guardar todas as pequenas coisas que por vezes andam espalhadas em mil e uma gavetas.
3 – Aproveite um cesto ou tabuleiro que possa estar guardado e coloque-o na entrada ou na cozinha para organizar o correio, os documentos escolares e outros papéis necessários para o quotidiano- Se quer combiná-lo com a decoração existente, basta pintá-lo da cor que desejar, com uma lata de spray.
4 – Recorte papel usado (aproveitando o lado em branco), agrafe e acabou de criar um pequeno bloco de notas para escrever a sua lista de compras.
5 – Evite empilhar revistas. Antes de colocá-las na reciclagem, recorte as páginas que interessam e arquive numa pasta física ou digitalize e arquive numa pasta digital.
6 – Os cestos em verga ou palha são elementos decorativos bonitos e económicos, sem esquecer a sua versatilidade e poder de organização: coloque um na entrada para cada membro da família, onde poderão guardar as luvas, lenços, chaves, carteiras e todos os outros objectos que precisam de levar consigo sempre que saem de casa.
8 – Cuvetes de gelo resistentes e coloridos são uma excelente maneira de organizar clips, pioneses, borrachas e outro material de escritório nas gavetas de uma secretária.
9 – Use e abuse das etiquetas brancas: para identificar caixas de sapatos, fios elétricos, pastas arquivadoras, frascos e qualquer outro recipiente utilizado para organizar alguma coisa.
10 – As latas vazias de bolachas ou chá são perfeitas para organizar todo o tipo de objectos, e se forem bonitas, ainda contribuem para uma decoração gira e poupada.
11 – Organize os lençóis com este simples truque: guarde o lençol de baixo, o lençol de cima e uma almofada dentro da segunda almofada.
12 – Invista na iluminação dentro dos armários, pois é uma das melhores formas de assegurar que estes se mantenham organizados.
13 – Aproveite as portas dos armários para afixar ganchos, utilizando-os para pendurar gravatas, lenços ou bijutaria.
14 – Monte o seu secador de cabelo na parede da casa-de-banho, tipo hotel, e poupe precioso espaço nos armários do WC.
15 – Recicle uma antiga escada de madeira, encoste a uma parede e pendure toalhas na casa de banho.
16 – Uma pequena estrutura própria para tampas de panelas é um investimento económico que pode fazer. Basta afixar no interior das portas dos armários e ganhar instantaneamente armários mais organizados e mais espaçosos.
17 – Aproveite pequenos frascos de vidro ou de plástico para organizar os muitos elementos que compõem o armário da casa-de-banho: cotonetes, pensos rápidos, maquilhagem, bolas ou discos de algodão, etc.
18 – Adquira uma estrutura para afixar à parede, apropriado para vassouras e esfregonas e monte atrás da porta da despensa ou lavandaria, por exemplo. Para o mesmo efeito, martele 2 ou 3 pregos no mesmo local, prenda uma fita em torno dos cabos das vassouras e esfregonas e pendure.
19 – Invista em várias pastas arquivadoras com diversos separadores para ter tudo o que precisa no mesmo sítio, sempre que precisar. Desde contas, extratos bancários, exames médicos, garantias de eletrodomésticos, receitas, desenhos ou relatórios escolares.
20 – Dê uso ao mealheiro que está a ocupar espaço no armário do escritório, ao colocá-lo na entrada ou na cozinha, para recolher de forma rápida e organizada todas as moedas que possam ficar espalhadas pela casa ou os móveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.