É possível aprender a ser elegante? E se for, como adquirir uma elegância espontânea?
Talvez o primeiro passo para uma possível resposta seja entender o que é, de fato, elegância. Muitas vezes confundida com boas maneiras e saber se vestir, a elegância chega até mesmo a ser desdenhada, por alguns, como pura superficialidade. Trata-se de um equívoco desastroso, que coloca a pessoa, que assim pensa, fora de prumo, afastada de uma delicadeza natural, sem acesso a amabilidade necessária à convivência humana. Isso mesmo. Precisamos de elegância porque precisamos dos outros. Então elegância é fundamental.
Talvez o primeiro passo para uma possível resposta seja entender o que é, de fato, elegância. Muitas vezes confundida com boas maneiras e saber se vestir, a elegância chega até mesmo a ser desdenhada, por alguns, como pura superficialidade. Trata-se de um equívoco desastroso, que coloca a pessoa, que assim pensa, fora de prumo, afastada de uma delicadeza natural, sem acesso a amabilidade necessária à convivência humana. Isso mesmo. Precisamos de elegância porque precisamos dos outros. Então elegância é fundamental.
Ser elegante é confundido com, simplesmente, saber combinar cores e volumes em volta do corpo. Elegância implica em ser civilizado, na acepção mais completa da palavra. Participar de um grupo social, qualquer grupo, requer que certas regras básicas sejam seguidas, sem as quais as pessoas não se integram, não se fazem respeitar pelos demais. É por isso que não pode haver elegância efetiva, sem cultura.
Elegância, portanto, não é só saber vestir o corpo com a roupa certa e comportar-se adequadamente. É isso também, mas é mais. É ter toda uma vida harmoniosa. E assim, adquirir o prazer de saber conviver com os outros de forma estimulante – o que, sem duvida, é uma arte. Na dá para ensinar essa delicadeza natural aliada ao charme de um estilo próprio, mas todo mundo pode tentar desenvolver em si a elegância: basta cultivar a sensibilidade e ampliar os próprios horizontes. Aliás, o termo elegância vem do latim “eligere”, que significa escolher. Elegância é, então, saber escolher.
MANTENDO A ELEGÂNCIA
Uma boa produção requer uma grande dose de sensatez, isto traduzido significa que o conjunto de peças, a ser escolhido em seu guarda roupa, pode transformar-se em uma bela obra ou num grande fracasso.
Sem sustos! Consultores de moda já fizeram a experiência de buscar dentro do guarda roupa de pessoas, dos mais variados tipos e gostos, peças que nunca foram usadas em conjunto, e, para a surpresa dos proprietários destas roupas, eles podiam andar na moda tranqüilamente, sem cometer abusos e, ainda, sem gastar em novas peças e acessórios.
Sem sustos! Consultores de moda já fizeram a experiência de buscar dentro do guarda roupa de pessoas, dos mais variados tipos e gostos, peças que nunca foram usadas em conjunto, e, para a surpresa dos proprietários destas roupas, eles podiam andar na moda tranqüilamente, sem cometer abusos e, ainda, sem gastar em novas peças e acessórios.
Já sabemos que a moda é cíclica, vem e vai com grande freqüência, muitas vezes sofrendo poucas modificações. Porém a grande aliada de estarmos de bem com o guarda-roupa nada mais é do que nossa própria imagem refletida no espelho. Também já foi dito, por muitos, que somos o que vestimos, ou seja, características de nossa personalidade acabam surgindo e se delatando através das roupas que usamos.
Portanto, antes de sair para qualquer local e ocasião é totalmente indispensável checar se estamos de acordo com o objetivo e, muito importante, diria de importância total para o seu bem, estar em completa harmonia com o tipo físico.
MODA
Moda é um tema tanto abrangente quanto relativo, se considerarmos que apesar de “ditar”, em muitas ocasiões, comportamento e hábitos, há casos em que ela pode não agradar, e acabar, simplesmente, sendo excluída das preferências. Assim, entendemos que todas as tendências da moda devem se analisadas e julgadas com bom senso antes de serem adotadas. Uma mulher deve marcar pela classe e não pelos exageros ou pela excentricidade.
OS CUIDADOS QUE UMA MULHER ELEGANTE DEVE TER
O cuidado com as mãos
As mãos são, freqüentemente, vítimas das mudanças bruscas de temperatura e de agentes agressores, que podem afetar a sua maciez.mÉ verdade que o uso habitual de hidratantes pode amenizar o ressecamento da pele, mas, no entanto, não impede a ação de alguns agentes externos que favorecem o surgimento de alergias e rachaduras dolorosas. Portanto, a forma mais eficaz de evitar esse problema continua sendo a utilização regular de luvas especiais para serviços domésticos (como lavar louças ou cuidar das plantas).
Outra opção é usar um creme para criar uma barreira protetora na pele e, ainda, substituir os sabonetes comuns (muito alcalinos) por produtos à base de glicerina ou com coco (menos agressivos). Não se esqueça também de fazer, regularmente, uma esfoliação nas mãos. Isto a tornará mais macias.
O cuidado com as unhas
Mantenha as unhas limpas. Embaixo delas podem se depositar bactérias e outros organismos.
As unhas devem ser cortadas retas na frente e ligeiramente arredondadas nas laterais para manter seu vigor máximo e evitar que encravem. Não roa as unhas. O hábito cria um terreno úmido e favorece infecções. Pode favorecer o crescimento irregular da unha. Evite lixar a parte de cima da unha. Não use sapatos apertados. Evite mexer em unhas encravadas, especialmente se já estiverem infectadas. Mudanças na unha podem sinalizar um problema de saúde. Notando alterações, procure um dermatologista.
O cuidado com os pés:
Os pés são importantes e merecem todo o cuidado. Além de eles possibilitarem ao homem a locomoção, mantém o equilíbrio e distribuem de maneira uniforme o peso do corpo, quando estamos de pé. No entanto, eles estão quase sempre em situação de desconforto, pois ficam escondidos nos sapatos fechados, principalmente no inverno.
O cuidado para manter o cabelo e a pele saudáveis:
Ter uma pele bonita e um cabelo saudável depende de vários fatores, sejam eles internos ou externos. No verão os fatores são os principais responsáveis por danificar os cabelos e ressecar a pele, mas você pode tomar certos cuidados para deixá-los sempre bonitos e hidratados. A pele é o maior órgão do corpo humano, responsável por protegê-lo de agressões externas como mudanças de temperatura e traumas.
Seu principal agressor é o sol, e por este motivo você deve redobrar a sua atenção quando vai à praia ou à piscina, sem descuidar enquanto estiver dirigindo ou mesmo em dias nublados, pois os raios solares atravessam a camada de nuvens. Segundo os dermatologistas, o horário entre as 10 e 16 h é o mais perigoso, sendo indispensável o uso de protetor solar.
Além da importância estética, os cabelos têm uma função protetora, por isso os cuidados devem ser redobrados para quem quiser mantê-los bonitos e saudáveis, é recomendável o uso de xampus neutros e água morna (quase fria), devendo ser muito bem enxaguado para não deixar resíduos.
O ar condicionado também é inimigo da pele e do cabelo, pois acaba ressecando-os. Para hidratar a pele, evite banhos muito quentes e use cremes hidratantes.
Os cabelos devem receber hidratação semanal em casa ou no salão, principalmente aqueles que foram submetidos a tratamentos químicos como permanentes ou colorações.
Para quem exagerou no sol, as loções pós-sol são muito úteis. Os cabelos podem ser tratados com condicionadores sem enxágüe ou produto à base de silicone, mas apenas nas pontas e muito bem espalhados nas mãos antes da aplicação.
O cuidado com os olhos:
Esta é uma região que merece cuidados especiais. A limpeza e a hidratação com produtos específicos para a região podem retardar ou amenizar o aparecimento de rugas e pés de galinha. Os olhos só são lembrados quando as rugas e os pés de galinha começam a rondá-los. Conforme o tempo vai passando, é a região dos olhos que mostra os primeiros sinais da idade.
Isto ocorre porque a pele neste local é fininha. Além disso, a região não possui glândulas sebáceas, o que a torna seca e sensível.
É por isso que os cuidados nesta área devem ser redobrados. Segundo os dermatologistas, a limpeza com sabonetes e demaquilantes neutros e a hidratação melhoram a textura da pele. E para quem pensa que é só depois dos 30 anos que estas preocupações começam a aparecer, está muito enganada.
Às vezes, algumas pessoas desenvolvem linhas de expressão mais cedo por causa de fatores genéticos. Por isso, a partir dos 25 anos, além da limpeza diária, é recomendado o uso de alguns produtos específicos que, além de hidratar, mantém a juventude do olhar prevenindo e corrigindo os sinais do tempo.
O cuidado no uso de perfumes:
Definições, aromas, tempo de fixação na pele, momento adequado para o uso. São várias as condições para adequar o perfume a ser utilizado. Os especialistas fazem uma comparação fácil de ser compreendida. É o mesmo cuidado que se com forma de se alimentar. Não podemos ser “famintos”, nem tão pouco, deixar de comer. O uso do perfume segue a mesma linha de pensamento. Marcando até a personalidade de quem usa, em muitas ocasiões reconhecemos pelo caminho que passamos uma essência, e, diretamente, ligamos a uma pessoa determinada.
Mulher elegante e serva de Deus
Uma mulher que sabe usar as suas roupas, adequadamente, de acordo com cada ocasião, levando em conta o seu biótipo, as cores, e o seu conforto, e que toma cuidado com o seu corpo, de forma a ter uma aparência agradável, contribui para o bom relacionamento entre as pessoas da igreja e os visitantes que a ela se achegam, oferecendo a esta instituição uma boa fama (Ec 7:1 pp).
Mulheres educadas, que sabem se apresentar e se comportar em ocasiões sociais, são referências em qualquer comunidade, e são apontadas como um bom exemplo a ser seguido (Pv 31:10-31).
A beleza e a formosura estética se vão, com o passar do tempo (v.30). Porém, a elegância e a educação, são valores que podem ser adquiridos e que permanecerão, enquanto houver vida, constituindo-se, no futuro, em um legado, para muitos que saberão imitar o bom exemplo deixado.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.