sábado, 31 de dezembro de 2011

Assistente Social

Esse profissional é responsável pela inclusão de indivíduos no contexto socioeconómico, bem como pela elaboração e execução de políticas de bem-estar social.

Promover uma melhor inserção socioeconómica de indivíduos, famílias e outros grupos nas sociedades em que vivem, auxiliando-os na solução de seus problemas: essa é a principal atividade do assistente social. Sua profissão surgiu com o desenvolvimento do capitalismo industrial, que acentuou as desigualdades de classe, passando a exigir a atenção do Estado. Apareceram assim as políticas de bem-estar social, que visavam a atender aqueles cujas necessidades básicas não podiam ser suprimidas simplesmente pelas relações estabelecidas na economia de mercado.

O assistente social foi, durante certo tempo, estigmatizado na sua profissão, por esta ser considerada por alguns um mero exercício de caridade. Hoje, a opinião pública compreende melhor a importância de sua função. Ela baseia-se em conhecimentos de Psicologia, Sociologia, História, Antropologia e Economia e busca compreender as desigualdades sociais para encontrar soluções práticas para resolvê-las ou atenuá-las.

Crianças abandonadas, idosos na fila da previdência social, mulheres espancadas pelos maridos ou doentes em busca de vaga hospitalar: esses são alguns tipos de clientela que o assistente social irá atender. Além de buscar ajuda material, ele dará apoio psicológico e orientará sobre meios possíveis de superar situações negativas. Para isso, procurará desenvolver diversas capacidades individuais, como relacionais, organizacionais e cognitivas. Sua clientela pode surgir entre o corpo funcional de uma empresa, o público atendido por determinado órgão estatal, associações comunitárias ou outros tipos de organizações não-governamentais.

Mercado

Estável. O setor público, tradicionalmente o principal empregador desse profissional, não tem oferecido postos em número significativo. Existe, porém, uma abertura de mercado para o assistente social em escolas, associações comunitárias e na área de recursos humanos das empresas privadas.

Opções de trabalho

O assistente social pode atuar em órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil. Nas empresas privadas, poderá desenvolver atividades juntamente com a área de recursos humanos. Outra opção é o magistério no ensino superior.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.