Esse profissional busca desvendar todos os aspectos das origens e da história da humanidade.
Trabalhando com a coleta e a análise dos vestígios das civilizações passadas, o arqueólogo tem como objetivo conhecer melhor a história, a cultura e os costumes dos povos. Ano a ano, as descobertas feitas nessa área em todo o mundo ajudam a compreender o caminho e o desenvolvimento de nossos ancestrais.
As atividades ligadas à arqueologia começaram no século passado, quando viajantes reuniram peças e informações num acervo que foi ampliado no começo do século XX por biólogos, etnólogos e geólogos.
Esse trabalho é dividido em três fases: análise de mapas e fotos e relatórios sobre os sítios (cavernas, paredões, florestas etc.) onde possam existir vestígios históricos – de habitações, templos, sepulturas, esculturas, pinturas, ferramentas, cerâmica, moedas, armas etc. Em seguida, é feita a coleta do material (no caso de sítios de grandes dimensões, o registro é feito por meio de fotos e plantas da área). A terceira fase é a análise laboratorial – com limpeza, tratamento, catalogação e classificação dos objetos, além da seleção do material a ser exposto em museus.
Quem quiser tornar-se arqueólogo precisa reunir características como persistência e interesse investigativo e fazer uma graduação – em História, Ciências Sociais, Geologia ou Geografia – para, em seguida, cursar pós-graduação em Arqueologia.
A área de salvamento arqueológico feito em locais destinados à construção de rodovias e fábricas hidroelétricas abriu o mercado de trabalho do arqueólogo, além de ampliar as possibilidades de conhecimento dos nossos tesouros pré-históricos.
Mercado
Estável, com tendência ao crescimento no setor de grandes obras de engenharia, como fábricas hidroelétricas, para as quais é preciso fazer um estudo de impacto ambiental e salvamento arqueológico. Universidades, museus e instituições ligadas à preservação geralmente oferecem poucas e disputadas vagas.
Opções de trabalho
Fiscalização do património cultural, incluindo proteção de sítios arqueológicos e áreas tombadas e controlo de desmatamentos, escavações clandestinas e poluição de rios. Atuar, ainda, em pesquisa, com a finalidade de descobrir locais para novas explorações.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.