Esse profissional tem como tarefa manusear documentos históricos e auxiliar pesquisadores.
Ser meticuloso, habilidoso e extremamente organizado. Estas são as principais características que um arquivista deve ter. Afinal, pelas suas mãos passam milhares de papéis, fotografias, filmes, fitas magnéticas, microfilmes, disquetes e CDs, essenciais para o funcionamento de empresas públicas e privadas e fundamentais para a manutenção e recuperação de sua memória. Todos esses documentos devem ser classificados, catalogados, guardados e indexados de um modo que possam, mais tarde, ser facilmente localizados e consultados por outros.
Nessa profissão, é comum encontrar documentos antigos, de alto valor histórico, muitas vezes danificados pela ação do tempo. Em tais ocasiões, o arquivista deve encaminhá-los para restauração e, se possível, reproduzi-los, para que se manuseiem essas cópias em vez dos originais.
O arquivista está em contato constante com o público, seja auxiliando as pessoas nas suas pesquisas, seja obtendo informações complementares para ajudá-las na identificação de muitos de seus registros.
As melhores oportunidades de emprego estão no setor público, como secretarias, arquivos, museus e bibliotecas. No entanto, para ingressar na área pública é preciso prestar concurso.
Mercado
Estável. O setor público é o principal mercado para os arquivistas, embora muitas empresas já estejam contratando profissionais desta área. A preferência é para os que dominam programas de informática desenvolvidos para a catalogação e o cadastramento de documentos.
Opções de trabalho
Atuar na área pública ou privada, na organização e conservação de arquivos. Pode também controlar o destino dos documentos criados nas empresas e ainda fornecer material para o desenvolvimento de atividades culturais e educativas.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.