sábado, 17 de dezembro de 2011

Arquiteto

O trabalho desse profissional consiste em aliar qualidade de vida à criação, ao planeamento e à construção de espaços.

Conforto, beleza, funcionalidade, integração com o espaço. Estes itens sintetizam as preocupações básicas do arquiteto, o profissional que está presente em todos os projetos de construção civil – casas, prédios, estádios, escolas, parques e praças, bares, hotéis e restaurantes. Afinal, ele é responsável pela concepção visual da obra, pelo acompanhamento da construção e pelos projetos complementares – hidráulica, telefonia, parte elétrica e segurança.

O candidato a arquiteto precisa gostar das ciências humanas e das exatas. Assim, quem ingressar na faculdade de Arquitetura irá estudar, ao longo de cinco anos, Desenho, História da Arte e Teoria Visual e também disciplinas como Cálculo, Física, Matemática e Estatística. Trabalhos práticos (projetos e maquetes) fazem parte da vida do futuro arquiteto a partir do segundo ano de estudo.

Entre as habilidades do arquiteto, o domínio da informática, principalmente de desenhos bidimensionais, é essencial. Pode especializar-se em várias áreas, como: paisagismo e ambiente, cuidando das praças, parques e jardins; planeamento urbano, em que trabalhará com geógrafos, engenheiros e sociólogos, projetando avenidas, praças e bairros; arquitetura de interiores, voltada à organização do espaço interno da construção, acústica, temperatura, ventilação, cores, acabamento e móveis; luminotécnica, planeamento da iluminação dos grandes espaços (shopping centers, indústrias, supermercados); decoração de interiores, distribuição dos móveis, sugerindo materiais e estilos. Para quem prefere concentrar-se na prancheta ou no computador, as áreas de desenho industrial (móveis, utensílios, luminárias) e comunicação visual (marcas, embalagens, logotipos, vinhetas) são ideais. Outra possibilidade é dedicar-se à pesquisa de novas técnicas de edificação ou ainda restaurar prédios de valor histórico.

Mercado

Em alta. Os setores em alta são a construção de shopping centers e os projetos de comunicação visual solicitados por empresas de todo o tipo.

Opções de trabalho

Atuar em escritórios de arquitetura e decoração, prestando serviços para empresas ou clientes particulares. Criar cenografia teatral e cenários para novelas e outros programas de televisão. Dedicar-se à área das artes plásticas ou tornar-se professor universitário.

O/A Arquitecto(a) é o/a profissional que realiza estudos, projectos, planos e actividades de consultadoria, gestão e direcção de obras, planificação, coordenação e avaliação, reportadas ao domínio da arquitectura, o qual abrange a edificação, o urbanismo, a concepção e desenho do quadro espacial da vida da população, visando a integração harmoniosa das actividades humanas no território, a valorização do património construído e do ambiente. (fonte: Decreto-Lei nº176/98, de 3 de Julho)
ACESSO À PROFISSÃO

O exercicio desta profissão está condicionado a Inscrição

AUTORIDADE COMPETENTE

A Ordem dos Arquitectos é a autoridade competente para realização da Inscrição

Para obter mais informações consulte http://www.arquitectos.pt

REQUISITOS DE ACESSO À INSCRIÇÃO

Licenciatura em Arquitectura



LEGISLAÇÃO NACIONAL APLICÁVEL

Decreto-Lei nº 14/90, de 8 de Janeiro, Decreto-Lei nº176/98, de 3 de Julho.

LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA APLICÁVEL

Esta profissão está abrangida por Directiva Comunitária de Reconhecimento das Qualificações Profissionais.

OBSERVAÇÕES

Inexistentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.