Esse profissional é responsável, em grande parte, pelo sucesso das produções cinematográficas e filmes em vídeo.
Cenas que emocionam, que fazem refletir ou que eletrizam a plateia. Assistir a uma boa produção cinematográfica é uma grande experiência estética pela qual quase todas as pessoas já passaram. Poucas, no entanto, percebem o quanto o argumentista é responsável pelo sucesso de um filme. O seu trabalho é a criação de guiões que serão transpostos para a linguagem cinematográfica, com descrição de personagens, indicações de ambientação das cenas e dos diálogos. Por mais competentes que sejam o diretor, os atores e demais técnicos envolvidos, se um filme não partir de um guião eficiente e bem estruturado, dificilmente será bem-sucedido.
Quando o público sai do cinema comentando que havia no filme “pontas soltas”, timing inadequado, discussões frouxas ou pouco inteligentes, está, em geral, percebendo problemas de roteiro. Isso tudo vale para o cinema, a TV e a produção de vídeos em geral.
O trabalho do argumentista também é de grande importância, pois ele dará a idéia central ou um resumo do enredo que será a base do roteiro. Na prática, os próprios argumentistas criam também os argumentos dos filmes.
O mercado de trabalho dos argumentistas é principalmente o de vídeos institucionais, que são produções criadas por empresas e organizações com os mais diversos objetivos, como estreitar relações com o público e firmar marcas e produtos em nichos específicos do mercado. Os chamados vídeos independentes são filmes de caráter artístico e não comercial que a maioria das produtoras realiza juntamente com filmes institucionais e publicitários. Na área do Cinema, a co-produção com TVs (abertas ou por assinatura), que também veiculariam os filmes, tem sido apontada como uma solução para a crônica falta de recursos dessa indústria.
Mercado
Estável. A boa fase do cinema nacional estimula novas produções, mas o número de filmes ainda é baixo se comparado ao potencial do país. Assim, a produção de vídeos institucionais e independentes continua sendo a área que mais ocupa mão-de-obra. Os grandes centros urbanos concentram quase toda a demanda por esses profissionais.
Opções de trabalho
Além de escrever para o cinema ou para a TV, esse profissional pode trabalhar na produção de vídeos independentes ou institucionais. A grande maioria dos argumentistas atua como free-lancer.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.