CERTO pai disse o seguinte a respeito dos seus dois filhos: “Sempre que expresso minhas opiniões, eles agem como se apenas me tolerassem. Que aconteceu com ‘Honra teu Pai’?” De modo similar, o diretor dum órgão de assistência familiar observou: “Hoje em dia, os jovens não só respondem aos pais, mas desafiam constantemente sua autoridade.”
Seja você jovem, seja adulto, é provável que tenha notado que muitos jovens hoje desobedecem e desrespeitam os pais. Esta é uma questão que deve interessar a você, quer seja jovem, quer seja pai. Por quê?
Porque os conflitos entre pais e filhos que você observa fazem parte dum padrão, dum mosaico de acontecimentos, que identifica os tempos atuais como os últimos dias. De acordo com a Bíblia, o período chamado de “últimos dias” antecede a destruição final do sistema mundial de coisas. (2 Timóteo 3:1) No entanto, haverá sobreviventes que usufruirão a vida sob um governo celestial real. — Daniel 2:44; Revelação 21:1-4.
Mas, como se ajusta a desobediência aos pais ao que a Bíblia diz sobre o presente e o futuro? Nas edições anteriores de A Sentinela, recapitulamos a profecia de Jesus Cristo registrada em Mateus 24, Lucas 21 e Marcos 13. Jesus enfocou eventos mundiais que marcariam a “terminação do sistema de coisas”: guerras, terremotos e violação da lei, apenas para citar alguns. Agora, porém, enfocamos uma descrição profética relacionada com esse período, encontrada em 2 Timóteo 3:1-5. Em vez de tratar apenas das forças externas que afetam a humanidade, a Bíblia destaca aqui a atitude das pessoas que passam por tais eventos dramáticos. Diz:
“Sabe, porém, isto, que nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de manejar. Pois os homens serão amantes de si mesmos, amantes do dinheiro, pretensiosos, soberbos, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, desleais, . . . e destes afasta-te.”
Note que essas palavras do apóstolo Paulo são um comentário de como os últimos dias afetariam as pessoas. Observe também que a ‘desobediência aos pais’ seria notória durante o período crítico chamado de últimos dias.
CUMPRE-SE NOS NOSSOS DIAS?
Alguns talvez perguntem: ‘Como sabemos que Paulo não falava das condições existentes apenas nos seus dias?’ Uma vez que o apóstolo acompanhou sua profecia de conselhos para o cristão de nome Timóteo, alguns compreensivelmente se perguntam se Paulo realmente escreveu a respeito dos nossos dias. (2 Timóteo 3:5, 14, 15) Note, porém, que Paulo diz que “nos últimos dias haverá tempos críticos”. Referia-se certamente a um acontecimento futuro. Timóteo foi exortado a ‘afastar-se’ dos que manifestavam características indesejáveis, visto que alguns dentro da congregação já o faziam. Mas, as palavras de Paulo indicam que nos últimos dias futuros a situação seria mais crítica. — Veja 2 Tessalonicenses 2:6-12; 3:6-14.
No entanto, talvez já tenha ouvido que alguns pesquisadores afirmam que a maioria dos jovens hoje realmente se dão razoavelmente bem com os pais Em vista de 2 Timóteo 3:1-5, como deve encarar tais afirmações? Antes de tirar uma conclusão, vejamos a profecia de Paulo contra o fundo histórico da Bíblia.
“HONRA A TEU PAI E A TUA MÃE”
Assim dizia o quinto dos Dez Mandamentos. (Êxodo 20:12) Essas palavras eram incutidas na mente dos jovens judeus. (Deuteronômio 5:16; 6:6, 7) A desobediência aos pais era inconcebível — em alguns casos, um delito capital! (Deuteronômio 21:18-21) O antigo modo de vida ajudava os pais a manter tal controle amoroso, porém estrito. A estrutura familiar era patriarcal. O papel dos pais era bem definido. Os filhos eram considerados valiosos, uma bênção, e os pequenos trabalhos em sua sociedade agrícola proporcionavam-lhes bastante que fazer. — Veja o Salmo 127:3.
Entretanto, à medida que a nação se desviou dos caminhos de Jeová, a vida familiar se deteriorou. Uns 800 anos depois que os Dez Mandamentos foram dados, o profeta Miquéias observou: “O filho despreza o pai; a filha se levanta contra a sua mãe . . . os inimigos do homem são os homens da sua casa.” (Miquéias 7:6) De modo similar, Ezequiel disse a respeito da cidade de Jerusalém: “Pai e mãe eles trataram com desprezo em ti.” (Ezequiel 22:7) Tal enorme desrespeito para com os pais era sintoma da ampla degradação moral. Portanto, Deus aplicou medidas disciplinares severas à inteira nação. — Jeremias 1:15, 16.
Encarado desse ângulo, é provável que concorde que grande parte da conduta dos jovens do século 20 pareceria chocante para Paulo, no primeiro século. Os atuais conceitos liberais sobre a criação dos filhos eram desconhecidos naquele tempo. Por isso, precisamos lembrar-nos de que os estudos que pintam um quadro otimista da vida familiar moderna desconsideram as normas de Deus para os filhos. (Efésios 6:1-3) Quando se compara a atitude e a conduta comuns entre os jovens da atualidade com as normas de Deus, podemos compreender por que a Bíblia chama a atual geração de ‘desobediente’. Nem todos os filhos são necessariamente rebeldes. Mas, a desobediência é consideravelmente comum e intensa — bem observável.
Contudo, é a ‘desobediência aos pais’ realmente mundial? Há suficiente evidência do conflito existente entre pais e filhos para indicar que vivemos nos “últimos dias”? — 2 Timóteo 3:1, 2.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.