O trabalho em hospitais, clínicas, centros de saúde, creches, asilos etc. exige preparo profissional e emocional para enfrentar situações de emergência.
Profissão de destaque na área médica, e cada vez mais especializada, a enfermagem está presente em quase todas as funções relativas à saúde, desde o gerenciamento de hospitais até a execução de programas de planeamento familiar e educação sanitária.
O enfermeiro, que precisa de bacharelado em Enfermagem para exercer a profissão, tem um campo de trabalho vasto e muitas áreas de atuação. Uma das mais conhecidas é a enfermagem geral. Para exercê-la, deve ter habilidade para coordenar técnicos e auxiliares, controlar a qualidade dos produtos e escolher equipamentos e instrumentos. Já a enfermagem médico-cirúrgica une serviços técnicos e humanos: assistência a pacientes em consultórios, centros cirúrgicos, UCIs e centros de saúde.
Muitos profissionais preferem trabalhar diretamente com os pacientes. Nesse caso, podem optar por especialização em enfermagem geriátrica, obstétrica, pediátrica e psiquiátrica – o que pode ser feito em hospitais, clínicas, centros de saúde ou, em alguns casos, em casa. Quem tiver preparo para o ensino pode lecionar em cursos para técnicos e auxiliares de enfermagem ou, se tiver licenciatura, na graduação. Outra opção é participar de programas de saúde e educação sanitária e de pesquisa e controlo de doenças transmissíveis, endemias e epidemias.
O curso de enfermagem dura, em média, quatro anos. Geralmente, o primeiro ano é dedicado a matérias básicas. A partir do segundo, iniciam-se as disciplinas específicas. É preciso fazer estágio de, no mínimo, um ano.
Mercado
Estável. Desde o início dos anos 2000, a demanda por profissionais de enfermagem deixou de crescer como vinha ocorrendo anteriormente. Isso se deve ao aumento no número de pessoas que ingressa no mercado anualmente, uma vez que o número de cursos dessa área cresceu em todo o país.
Opções de trabalho
O enfermeiro pode atuar em hospitais e clínicas; cuidar de pacientes em casa; trabalhar em programas públicos de saúde; controlar produtos hospitalares. A área pública (creche, asilos, atendimento residencial, centros de saúde) é atualmente uma das melhores opções.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.