sábado, 10 de março de 2012

Editor

Conhecimentos gerais e domínio da Língua Portuguesa são requisitos básicos dessa profissão.

Todos os dias, um imenso volume de informações chega-nos por meio de livros, fascículos, manuais, folhetos, CD-ROMs, Internet etc. Até ir parar nas mãos do consumidor, estes produtos passaram pela coordenação e supervisão de um editor.

Este profissional é o responsável por encontrar a melhor forma de publicar uma determinada informação, seja ela impressa (livros, fascículos, manuais), eletrónica (CD-ROM) ou virtual (Internet). Ele acompanha todo o processo de elaboração do produto, como planeamento, programação visual, elaboração e revisão de textos, administração de custos e, às vezes, o marketing editorial e a comercialização.

Por isso, o editor deve ser muito bem informado e interessar-se por produções não apenas literárias, mas também artísticas e científicas. Precisa ainda estar atento ao mercado e conhecer os recursos de informática, impressão gráfica, efeitos visuais e sonoros para produzir os mais variados produtos editoriais.

Na área de livros, o editor pode especializar-se nos de ficção, populares, didáticos e paradidáticos. Ao receber um original, deve analisar se sua publicação é justificável. Depois, se for o caso, entrar em contato com o autor e sugerir alterações, passar o texto para um preparador que irá padronizá-lo, encaminhá-lo para a revisão e, se o livro tiver imagens, coordenar o trabalho do pesquisador iconográfico, sugerindo fotos ou ilustrações para a obra.

Outros impressos, como encartes de CDs, manuais de instrução, CD-ROMs e sites para a Internet, passam pelo editor. Nem todos estudaram editoração. Muitos são jornalistas que aprenderam na prática os segredos da profissão. Em todo caso, é fundamental ter domínio de Língua Portuguesa.

Mercado

Em baixa. A crise económica levou muitas editoras a fazer cortes no seu quadro de funcionários. A área de Internet, que havia absorvido grande parte desse pessoal no final dos anos de 1990, também está em baixa. Muitos profissionais constituíram empresas de prestação de serviços ou atuam como free-lancers.

Opções de trabalho

Esse profissional desenvolve e administra a produção editorial na comunicação, eletrónica e virtual. Executa tarefas como edição de livros, revistas, fascículos, catálogos, manuais, folhetos, vídeos, CDs e CD-ROMs; edita sites para a Internet.

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Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.