quarta-feira, 18 de junho de 2014

Sobre comportamento feminino: Parte II - Moças virtuosas agem como damas:

O resgate à feminilidade é algo importante nos dias atuais. Um dos maiores golpes contra culturais é ser uma mulher feminina, bem educada e ponderada. 
Antigamente as moças eram educadas dentro da família sobre modos, comportamentos e etiqueta. Se resgatada tal educação poderíamos evitar muitos constrangimentos e situações inadequadas, instruindo as mulheres no comportamento moderado: prudente, recatado e regrado.

Muitos comportamentos que hoje são normalizados entre as mulheres e socialmente comuns não condizem com a atitude de uma moça virtuosa:

• O que falamos

É muito comum hoje em dia o uso de palavrões e palavras vulgares pelas moças. Seja como exclamação, felicidade, descontração, irritação ou qualquer outro motivo. É muito feio para uma moça ter a boca lotada de palavras e expressões vulgares e de baixo calão, palavras adequadas quem sabe, para moças do mundo, não para mulheres que querem ser damas.
Você falaria estas palavras na igreja? Com o pastor? Com o padre? Com seus pais/avós? Então, certamente não deve usá-las no seu dia a dia. Nem mesmo em discussões, sempre que entrar em debates utilize argumentos, não faça uso de palavras vulgares. Esse tipo de atitude, ao contrário do que pensam muitas pessoas, não mostra personalidade, mostra falta de argumentos concretos e também de educação, além de falta de mansidão para lidar com as pessoas.


(Mateus 12:34) Descendência de víboras, como podeis falar coisas boas quando sois iníquos? Pois é da abundância do coração que a boca fala.

• Onde andamos

Alguns lugares certamente não são dignos de serem frequentados por cristãos e mais ainda por cristãs. Para verificar se um lugar é apropriado é só analisar qual o tipo de público ele atende, analise com sinceridade: “A maioria das pessoas que lá estão, são solteiros que buscam aquele lugar para 'ficar' com desconhecidos?”, “Tocam músicas obscenas e impróprias?”, “A maioria são homens saindo com outros amigos homens para um programa exclusivamente masculino?”, se a resposta para as perguntas acima for sim, é um lugar um inapropriado para uma moça frequentar, não há por que se contaminar e se expor nesse tipo de lugar. Existem mil e outras opções sadias de locais para diversão de uma moça cristã, entre outras mulheres ou entre famílias.

• Com quem nos relacionamos

Existem determinados assuntos que são extremamente inapropriados de se conversar com rapazes. Não é raro ouvir moças em grupos masculinos falando a respeito de intimidades femininas. É necessário muito cuidado com esse tipo de conversa. Será que é correto expor sua intimidade a homens dessa forma? Não é apropriado procurar outra moça com quem conversar esses assuntos?

Muitas moças acreditam que a amizade com um homem é a mesma coisa que a amizade com outra mulher e que os mesmos assuntos podem ser conversados, mas isso não é verdade. É sempre importante lembrar que homens e mulheres são diferentes, possuem mentes diferentes e funcionam de formas diferentes. Assuntos íntimos e demonstrações físicas de afeto são coisas que devem ficar reservadas às amigas, com amigos, devemos conversar outros assuntos que sejam saudáveis e pertinentes, que não abram ocasião de pecado e não nos exponham. 

A Amizade entre o homem e a mulher é resultado do amor fraternal que deve existir entre todos os cristãos, não é uma relação íntima e nem demasiadamente pessoal. Não é correto que a mulher aceite presentinhos de amigos homens, e é prudente que saiam e se encontrem em situações sociais que envolvam outras pessoas, não apenas os dois.

E no casamento não existe amigo da esposa, existe amigo do casal. Se algum rapaz é seu amigo e não amigo seu e do seu marido, se ele demonstra vontade de falar e sair com você e não com o casal e com a família, abra os olhos a essa suposta “amizade”. 

• Como reagimos

Mulheres devem ser mansas. Não levante a voz, não provoque rixas. Tente, mesmo quando provocada, agir com piedade e mansidão. Se afaste de pessoas e de discussões que estimulam em você uma natureza agressiva e exacerbada.
Muitas passagens da Bíblia nos falam a respeito da mulher raivosa, briguenta, em que falta moderação: Prov 11:22, Prov 19:13, Prov 21:9, Prov 25:24, Prov 21:19, Prov 21:19

Não fique desesperada se tem dificuldade com alguns dos itens. Vícios de linguagem e comportamento, dentre outros, são hábitos difíceis de nos livrarmos e quebrarmos, não depende de uma mudança externa, mas da busca interior por mudança, é o resultado da aceitação e decisão de ser a melhor mulher possível, por Deus. Abra a sua Bíblia, leia a história de todas as mulheres piedosas com carinho e atenção as suas atitudes e modos de estar no mundo. Abra seu novo testamento e leia todas as recomendações dos apóstolos para as mulheres cristãs. E, por fim, se policie no dia a dia. É preciso vigiar e orar, pois hábitos se tornam automáticos. Com certeza tendo o conhecimento, motivação e ajuda de Deus, você conseguirá superar esses problemas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.