Com o advento das redes sociais isso ficou ainda mais claro. É muito simples postar fotos com o intuito de receber elogios, escrever algo sobre o seu dia para que várias pessoas comentem e demonstrem a preocupação, atenção e admiração delas por você.
Não estou dizendo com isso que elogios são coisas erradas ou que preocupação e atenção são coisas que não devemos receber ou gostar. Um elogio pode nos fazer melhorar em muitos aspectos, enquanto críticas demais podem nos afundar mais ainda em muitos problemas. Mas é necessário sabermos diferenciar quando é benéfico e genuíno, e quando o buscamos de forma pecaminosa: Para alimentar uma vaidade e inflar nosso ego.
Geralmente as mulheres costumam oscilar entre os extremos: Do complexo de superioridade, ao ponto de se considerarem de fato superiores e melhores que as outras ou o extremo do complexo de inferioridade, quando sua autoimagem é péssima e considera outras moças sempre melhores.
A moça que nutre um complexo de superioridade diante dos outros é aquela que jamais vai conseguir ouvir um conselho ou repreensão por seus comportamentos inadequados. É aquela que sempre atribuirá a crítica ao fator inveja, com o objetivo de desqualificar e envergonhar o crítico. A verdade é que essas moças não dão o devido valor a repreensão recebida. Deveriam sim ouvir a crítica e refletir a respeito . Quando não concordarem, que se embasem em argumentos reais, não apelem para o fator inveja ou qualquer outro adjetivo depreciativo. Se você reage assim às críticas, ligue o sinal vermelho.
Uma moça que deseja receber elogios o tempo inteiro certamente terá pensamentos, desejos e atitudes pecaminosas. Poderá se envolver em fotos sensuais na rede para chamar atenção, poderá se envolver em situações indiscretas e relacionamentos inadequados com homens e induzir outros ao pecado. Ou ainda: pode buscar fingir ser uma coisa que não é para passar uma imagem que sabe que as pessoas gostam e aprovam, fingindo possuir valores que fazem dela uma pessoa digna de admiração.
Tão nocivo quanto é o complexo de inferioridade, quando a moça possui uma autoestima extremamente baixa. Não gosta de si mesma, sempre vê defeitos nela e sempre faz comparações. Para esta, outras mulheres sempre serão melhores, mais bonitas, mais dignas em todos os aspectos que ela. Daí nasce a inveja, que leva a cobiçar o lugar delas, a vida delas, até mesmo em aspectos de personalidade, gostariam de ter um jeito diferente, acabam sentindo raiva, despeito, tristeza, ressentimento, até mesmo depressão.
Não é raro ouvir moças reclamando que não conseguem fazer amizades com outras, e que geralmente mulheres são difíceis de confiar e de lidar. Se observarmos bem, os maiores problemas nessas relações (falsidade, desonestidade, mau caráter) tem origem na necessidade de ser melhor que outras e com a cobiça.
Isso tem destruído muitos relacionamentos entre mulheres e atrapalhado e até mesmo destruído relacionamentos conjugais e compromissos. Isso nos mostra o quanto devemos buscar melhorar esse aspecto de nossa vida. Como cristãs, não podemos achar normal que não consigamos manter amizades sinceras com outras moças em nosso meio. Ao invés de repetir sempre a frase "mulheres geralmente são falsas" deveríamos nos perguntar por que isso ainda acontece no nosso meio. Por que ainda permitimos que tais pecados permaneçam em nossas vidas e começar por nós mesmas a mudança.
Sei que há muitas moças que lerão esse texto e não se identificarão (graças a Deus por isso), elas não possuem a necessidade de autoafirmação, nem invejam sua próxima, não fazem comparações com suas amigas e nutrem amizades saudáveis. Mas mesmo que você não se identifique de cara, lhe convidamos a reflexão, porque com o tempo podemos nos tornar insensíveis a certas atitudes entranhadas em nossas vidas. Ou quem sabe você possa ajudar outras moças que passem por esse problema.
Para você que se identificou, sabemos o quanto é difícil lidar com o problema da vaidade, do ego e inveja. Sua felicidade está majoritariamente fundamentada em opiniões do outros a seu respeito, se você quer se tornar uma mulher virtuosa é preciso vencer isso.
O primeiro e maior passo para se livrar de um pecado é reconhecê-lo e se arrepender. Então, se você tem um sentimento muito ruim a respeito de si mesma por isso, deixe isso passar, certamente o Senhor já reconheceu sua consciência do pecado e já lhe perdoou por ele. Agora a segunda etapa é aprender como não se deixar sucumbir novamente.
Precisamos desenvolver amor próprio e ao próximo. A Bíblia nos diz que devemos amar nosso próximo como a nós mesmos. Acredito que aí está a chave, a solução para os problemas nas amizades entre nós mulheres. Acabamos tendo muitas dificuldades porque não nos amamos, ou porque temos uma amiga que não se ama. Assim fica muito difícil considerar e amar o outro. Se sempre tentamos ser melhores e nos comparamos com outras é porque certamente temos uma imagem ruim sobre nós mesmas.
E é dessa insegurança que surge a necessidade de ouvir elogios o tempo inteiro e inflar o ego. É isso que alimenta a autoestima que não existe, até você necessitar postar a próxima foto pra receber mais uma recarga de elogios. Não faça isso a si mesma. Não coloque sua autoestima num local de dependência de elogios de homens e de olhares invejosos de outras moças. Desenvolva a autoestima no seu coração, busque valores, saiba que se Deus lhe fez e te ama tanto, você tem um valor inestimável para Ele. Como é errado seres humanos, por quem o Cordeiro de Deus morreu na estaca, quererem chamar atenção para si mesmos e não para Ele.
No lugar do amor que Ele nos ordenou que tivéssemos, no local de amizades fortes, sólidas, saudáveis, vemos na outra uma inimiga, adversária. Tudo vira motivo de inveja: Uma roupa mais bonita, cabelo, maquiagem, um talento, um ministério de sucesso, um cargo de destaque, não importa.
Toda vez que sentir inveja de outra moça ou que passar a enxergá-la como adversária, ore, peça a Deus que arranque esse sentimento do seu coração e lhe dê confiança e lhe fortaleça para que você possa se amar e a partir daí também amar as outras. Não deixe o sentimento pecaminoso dominar sua mente e seu coração.
O problema não está nas atitudes das outras, trabalhe em você. Ao invés de fazer contínuas comparações entre si mesma e outras, perceba suas qualidades e defeitos e trabalhe em cima disso. Se você se sente mal por algum defeito, busque melhorá-lo e também perceba o que você deve manter e aprimorar, dessa forma você foca unicamente na sua vida e problemas e esquece comparações descabidas. Não se espelhe em pessoas para tais mudanças de personalidade, se espelhe no modelo Bíblico de mulher, neste não há erro. De igual modo, as moças que possuem um complexo de superioridade diante de outras, devem buscar o arrependimento e confissão para mudança disso em suas vidas. (Filipenses 2:3) não fazendo nada por briga ou por egotismo, mas, com humildade mental, considerando os outros superiores a vós,
Terceiro passo: Fuja de picuinhas e fofocas. Outra questão que tem minado amizades de mulheres são as fofocas e picuinhas que também se tornaram normais. Achamos normal até mesmo marcar uma "tarde de fofocas", ao invés de conversamos assuntos relevantes e interessantes que nos façam crescer. Acabamos nos dispondo a comentar sobre a vida de outras moças, muitas vezes amigas pessoais. Não dê espaço a esse tipo de coisa. A Bíblia nos diz que não devemos ser fofoqueiros (Provérbios 6:16-19; 11:13; 16:28), busque conversas saudáveis, agradáveis, se tiver que falar de alguém, que sejam coisas boas. Olhe para os defeitos com mansidão, entenda, não se enraiveça e comente com outras, aconselhe, ajude a melhorar. Quando alguém puxar um assunto do tipo com você, fuja, não pare pra ouvir, diga educadamente que prefere conversar sobre outros assuntos, mude de assunto, diga algo bom sobre a pessoa em questão, faça um contraponto. Sempre imagino o que aconteceria com nossas relações e o quanto evoluiriam se não deixássemos mais brechas para fofocas em nosso meio.
Quarto passo: Busque os frutos do Espírito Santo. Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, brandura, autodomínio.(Galátas 5:22, 23) É através dos frutos do Espírito Santo que o caráter de Cristo é formado em nós e nos molda.
Portanto, por mais que pareça um clichê, a verdade é: Você tem tudo que você precisa para vencer isso, basta pegar a sua Bíblia para estudar e se ajoelhar em oração. Ame a Deus, busque as coisas do alto, viva em humildade e para Cristo. Dentre outras coisas, você vai se tornar uma pessoa mais segura, e feliz.
Quarto passo: Busque os frutos do Espírito Santo. Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, brandura, autodomínio.(Galátas 5:22, 23) É através dos frutos do Espírito Santo que o caráter de Cristo é formado em nós e nos molda.
Portanto, por mais que pareça um clichê, a verdade é: Você tem tudo que você precisa para vencer isso, basta pegar a sua Bíblia para estudar e se ajoelhar em oração. Ame a Deus, busque as coisas do alto, viva em humildade e para Cristo. Dentre outras coisas, você vai se tornar uma pessoa mais segura, e feliz.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.