Para além das roupas, a modéstia deve ser expressa nas nossas atitudes, falas e comportamentos, em todas as esferas da nossa vida. Muitas mulheres hoje se ressentem quando são instruídas quanto aos bons modos e boas maneiras, reagem como se fosse um ataque a sua personalidade ou um ponto fútil, com o qual não faz sentido se preocupar. Mas longe de ser futilidade, é parte de ser exemplo para o próximo e glorificar a Jeová.
(Mateus 5:13-16) “Vós sois o sal da terra; mas, se o sal perder a sua força, como se lhe restabelecerá a sua salinidade? Não presta mais para nada, senão para ser lançado fora, a fim de ser pisado pelos homens. 14 “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte. 15 As pessoas acendem uma lâmpada e a colocam, não debaixo do cesto de medida, mas no velador, e ela brilha sobre todos na casa. 16 Do mesmo modo, deixai brilhar a vossa luz perante os homens, para que vejam as vossas obras excelentes e dêem glória ao vosso Pai, que está nos céus.
Essa passagem é bem clara, somos sal da terra e luz do mundo. Certamente somos chamados a fazer a diferença no mundo. Esse é o ponto principal: A evangelização, e certamente não se trata apenas de ser muito bem estudada. Claro que isso é fundamental, mas muitas vezes não teremos a oportunidade para falarmos da Bíblia, então é o nosso testemunho que fará a diferença. Através do nosso comportamento as pessoas sentirão algo diferente em nós. Além disso, de nada adianta manejar muito bem a Palavra se a sua conduta não condiz com a mesma. As pessoas identificariam você como cristã sem que você precise pronunciar qualquer palavra a respeito da sua fé?
Provérbios 31 descreve o exemplo de mulher virtuosa. No versículo 26, a passagem nos fala sobre o proceder no falar dessa mulher:Abriu a sua boca em sabedoria e a lei da benevolência está sobre a sua língua.
O livro de Tito também fala do correto proceder das mulheres, ele diz no capítulo 2, versículo 5 como as moças devem ser: para serem ajuizadas, castas, operosas em casa, boas, sujeitando-se aos seus próprios maridos, para que não se fale da palavra de Deus de modo ultrajante.E o que é ser uma pessoa moderada?! Moderação significa: Capacidade ou virtude de permanecer na exata medida; comedimento. Ser moderada é ser regrada, regulada, agir sem exagero, ser prudente e comedida.
Muitas outras passagens nos mostram a importância de sermos prudentes em não dar ocasião de maledicência ou escândalo.
(1 Timóteo 5:14, 15) Portanto, desejo que as viúvas mais jovens se casem, que tenham filhos, que cuidem duma família, não dando induzimento ao opositor para injuriar. De fato, algumas já se desviaram para seguir a Satanás.
(2 Coríntios 6:3) De modo algum damos qualquer causa para tropeço, para que não se ache falta no nosso ministério;
(Filipenses 2:15) para que venhais a ser inculpes e inocentes, filhos de Deus sem mácula no meio duma geração pervertida e deturpada, entre a qual estais brilhando como iluminadores no mundo,
(Efésios 4:29) Não saia da vossa boca nenhuma palavra pervertida, mas a que for boa para a edificação, conforme a necessidade, para que confira aos ouvintes aquilo que é favorável.
(Efésios 4:31, 32) Sejam tirados dentre vós toda a amargura maldosa, e ira, e furor, e brado, e linguagem ultrajante, junto com toda a maldade. 32 Mas, tornai-vos benignos uns para com os outros, ternamente compassivos, perdoando-vos liberalmente uns aos outros, assim como também Deus vos perdoou liberalmente por Cristo.
Por último e mais importante: Lembremos sempre do exemplo de Jesus. Jesus faria o mesmo que fazemos em nosso dia a dia? Muitos cristãos acreditam que esse tipo de pergunta é exagerada, que julgar seus atos pensando em Cristo é descabido, por ser Ele Deus único e Santo, e nós pecadores. Mas o mandamento que temos é justamente, por ser Ele Perfeito, buscarmos ser seus imitadores.
(Efésios 5:1, 2) Portanto, tornai-vos imitadores de Deus, como filhos amados, 2 e prossegui andando em amor, assim como também o Cristo vos amou e se entregou por vós como oferta e sacrifício a Deus para ser cheiro fragrante.
Alguém depois de ler estas passagens pode dizer que não devemos vigiar a respeito do nosso comportamento, que podemos nos comportar como bem entendermos, de forma a agradar desejos momentâneos? Não, a Bíblia nos diz que devemos ser inculpáveis, irrepreensíveis, sal da terra, nos diz que resplandecemos como astros no mundo! Essa é uma tarefa importante e séria, não podemos tratar nosso proceder como cristãs com leviandade, porque "pouco importa o que pensam de mim". Deve importar e muito.
É impossível se ver livre de críticas injustas e falsas acusações , de fato sempre existirão pessoas que não gostam de nós e que mentem e pensam coisas ruins a nosso respeito. Mas não podemos usar estas pessoas e ocasiões como desculpas para permanecer no erro e agir da mesma forma porque "sempre existirá alguém que não vai gostar". Se vigiarmos nosso comportamento, estaremos com a nossa consciência tranquila de não ter dado motivo ou ocasião para as pessoas embasarem suas opiniões ruins sobre nós. Elas estarão mentindo a nosso respeito e responderão por tais mentiras. Mas se formos honestas e percebermos que demos SIM ocasião a determinados pensamentos - mesmo que tais pensamentos não sejam necessariamente correspondentes a verdade - é hora de repensar nossas atitudes. NUNCA descarte uma crítica de imediato e com grosseria. Antes de tudo, reflita a respeito: Por que esta pessoa fez essa crítica? Ela tem motivos reais para isso? Quais argumentos ela utilizou? Eu dei motivos? Quais? Posso tirar algo de produtivo para mim desta crítica? A intenção dessa pessoa foi me atacar simplesmente ou me aconselhar? Muitas pessoas já falaram o mesmo?
A verdade é que a vida do cristão é uma vida de constante busca por santificação e aperfeiçoamento. Acredite, você sempre precisará mudar em muitas coisas.