sábado, 14 de abril de 2012

Geriatra

Ele estuda as doenças relacionadas ao envelhecimento e procura melhorar a qualidade de vida dos idosos.

Médico responsável pelo estudo, tratamento e prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento, o geriatra se torna cada vez mais importante atualmente. As razões para isso são o aumento da expectativa de vida da população e a maior conscienlização por parte da sociedade sobre os cuidados específicos que a chamada terceira idade exige. Na prática, os geriatras não tratam somente de idosos, pois as doenças da velhice podem aparecer no organismo por volta dos 25 anos, evoluindo sem sintomas por um longo tempo.

As doenças mais comuns tratadas por esse especialista são a aterosclerose, a hipertensão arterial, as diabetes, a osteoporose, o reumatismo e a gota. Contudo, ele deve estar preparado para lidar com doenças mais complicadas, como Alzheimer e Parkinson.

Uma boa formação é essencial para esse profissional. Por ser uma especialidade relativamente nova na Medicina, existem poucos cursos de residência e pós-graduação nessa área. Por isso, é fundamental complementar os conhecimentos com cursos de atualização, palestras e congressos.

Em razão das consultas geriátricas serem em geral mais demoradas e o risco de morte estar mais presente, é fundamental que esses especialistas tenham paciência e tranquilidade ao atender seus pacientes e busquem conhecer todo seu histórico, bem como o meio em que vive, pois isso tem influência no seu quadro de saúde física e mental.

Mercado

Em alta. O aumento da esperança de vida tornou consideravelmente maior a população idosa do país, que se preocupa cada vez mais com melhoria da qualidade de vida e procura, assim, os geriatras.

Opções de trabalho

• Exercer sua especialidade em hospitais, clínicas, ambulatórios, asilos, casas de saúde, sanatórios e centros de saúde.
• Montar o próprio consultório.
• Dar aulas em universidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.