A atuação em organizações da sociedade civil é uma das mais novas opções de quem decide cursar Antropologia.
A Antropologia que se pratica hoje pouco tem em comum com a Antropologia clássica do século XIX, cujo objeto de estudo eram as sociedades tradicionais de origem não-européia, chamadas então “sociedades primitivas” – termo em desuso por caracterizar preconceito etnocêntrico. Embora essas sociedades de cultura pré-industrial, como os povos indígenas, continuem sendo objeto da Antropologia, esta ciência ampliou seu campo. Dedica-se também a subgrupos no interior das sociedades modernas, como minorias (étnicas, lingüísticas, sexuais) ou grupos específicos como gangues de jovens.
A sociedade civil tem-se organizado cada vez mais, pensando sobre seus problemas e sua cultura. Isso abre novos mercados e modifica o papel do antropólogo, que deixa de lado aquela figura tradicional de observador à distância e se torna mais presente entre seus pesquisados.
Os governos também necessitam de sua consultoria no caso de obras que possam afetar comunidades regionais. Esse profissional contribuirá na negociação com esses grupos, na procura de alternativas de novas atividades econômicas condizentes com a cultura local, entre outras tarefas. No entanto, o maior campo de trabalho do antropólogo ainda são a pesquisa e a docência.
Mercado
Estável. A crise por que passam as universidades públicas causou uma restrição do mercado de trabalho do antropólogo, que é principalmente acadêmico. Isso foi compensado em parte pela expansão das escolas privadas de ensino superior. Novos campos abriram-se também em órgãos públicos e organizações não-governamentais (ONGs).
Opções de trabalho
O antropólogo pode dedicar-se à docência e à produção académica, prestar consultoria e desenvolver projetos em órgãos públicos e organizações da sociedade civil.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.