quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Como se portar como uma dama?

Como se portar como uma dama?
19 May 2015
Ana Flávia Farias


Toda mulher deveria ser ensinada desde menina a agir como uma verdadeira dama. No passado esse tipo de ensinamento era passado de mãe para filha, porém com a masculinização da mulher tais ensinamentos foram se tornando cada dia mais escassos ou até inexistentes. Muitas vezes pensamos que boas normas no convívio social e etiqueta são meras frescuras de “gente rica”, mas não é. Essas regras existem para que vivamos de maneira cordial ou no mínimo civilizada. Sem muitas delongas, vamos às regras práticas de como se portar como uma verdadeira dama.

1. Seja cordial com todos
Se existe algo que rebaixa o caráter de uma pessoa é ser aquela mulher que demonstra cordialidade apenas com quem lhe convém. Jamais destrate ou despreze alguém pela condição sua sócio-econômica, limitações físicas, aparência ou nível de escolaridade. Seja cordial desde o faxineiro até com as pessoas mais influentes.

2. Tenha postura
Infelizmente essa é uma atitude que a maior parte das mulheres precisa trabalhar em seu dia-a-dia. Então, quando for falar com alguém evite cruzar os braços, cruze as pernas ao se sentar ou deixe-as juntas, esteja sempre com as costas retas, posição de açucareiro (duas mãos na cintura) ou de xícara (uma mão na cintura) jamais, não pare com as pernas afastadas e não se encoste em paredes como se estivesse cansada.

3. Evite
Mascar clicletes, chegar atrasada, falar “miando”, falar “gritando”, fofocas, esnobismo, presunção, arrogância, posturas agressivas, indiferenças e negativismo.

4. Linguagem
Não existe nada mais horrível do que uma mulher que fala palavras de baixo calão. Sei que muitas falam e escrevem, mas sinceramente, isso é algo que rebaixa a sua dignidade e demonstra falta de educação. A língua portuguesa é riquíssima e existem diversas palavras que podemos usar quando estamos indignados com algo. Lembre-se: 
a sua boca fala do que o coração está cheio. (Lucas 6:45)

5. Pare de ser refilona! 
Sei que todos nós temos inúmeros problemas, mas não há nada mais desagradável do que aquela pessoa que vive reclamando, seja no dia a dia, seja nas redes sociais. Analise suas conversas recentes e observe se você tem focado em problemas ou em soluções. Talvez essa seja a resposta de como está a sua vida hoje.

6. Seja discreta!
Isso vale para todas, inclusive para as conservadoras, cuidado com a indiscrição e com a vaidade de querer sempre ser o centro das atenções. Deixe que as suas ideias e seu comportamento fale sobre você. Ficar se exibindo atrairá para a sua vida pessoas indesejáveis e só lhe trará problemas, além de ser deselegante.

7. Evite julgar
Existem situações condenáveis que realmente merecem nosso duro julgamento, mas existem outras situações que temos que exercer a nossa caridade e instruir o outro. Antes de julgar alguém certifique que esta pessoa não está precisando de auxílio e como você pode ajudá-la. Não seja um pedra de tropeço na vida dos outros!

8. Cumpra a sua palavra
Prometeu? Cumpra. Esse é o exercício básico e diário para se adquirir credibilidade.

9. Se apresente bem
Não seja desleixada com sua aparência, além de demonstrar amor próprio, ao se apresentar com cuidado e asseio você transmitirá que tem respeito às pessoas que estão com você.

10. Seja bem informada
Algo muito desagradável é uma  mulher que só fala sobre assuntos fúteis ou só fala sobre assuntos sérios. Fuja dos extremos. Faça boas leituras sobre diversos temas, procure se manter informada sobre o que acontece no mundo, leia bons livros, tenha um bom português, conheça novos idiomas, frequente bons lugares e cultive boas amizades.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.