Por Elaine M. Jordan
Traduzido por Andrea Patrícia
Enquanto a tecnologia avança e permite que tenhamos uma comunicação quase instantânea com gente do mundo inteiro, ela está criando alguns costumes contraditórios.
A contradição é que, para nos comunicarmos com os outros que estão longe, nós estamos obstruindo a comunicação com nossos amigos mais próximos.
De fato, estamos cada vez mais vendo jovens – e infelizmente não somente os jovens – usando seus dispositivos móveis para usar a internet e comunicar-se com outros amigos ou buscar informações enquanto estão juntos para uma refeição ou para tomar um café.
Quando nós estamos juntos com os amigos, nós deveríamos apreciar sua companhia e manter uma boa conversa com eles. É o que se pressupõe de qualquer encontro normal. Isso é o que é amizade. Entretanto, quando nós usamos este tempo para nos comunicar com outros, nós estamos menosprezando os amigos que estão presentes, dizendo implicitamente: “eu não me importo com você, eu tenho gente mais interessante com quem conversar”.
Mesmo se você está buscando alguma informação para enriquecer a conversa, não fique online a não ser que seus amigos peçam para que faça isto. Caso contrário, isto é uma ofensa, como se você estivesse lendo um livro enquanto está no encontro com eles. a mensagem que você envia é: “Vocês são tão entediantes que eu tenho que ler um livro para escapar de sua companhia”. O mínimo que podemos dizer é que isto não é lisonjeiro para eles.
Em vez de usar seus dispositivos eletrônicos, tente bater papo com seus amigos enquanto se encontram para um petisco ou uma bebida ou uma refeição, e mostre que você valoriza a companhia deles. Uma boa conversa entre amigos é um dos maiores prazeres da vida.
Não use dispositivos móveis em encontros com os amigos.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.