Que tal trocar aquele DVD que você não assiste mais por um livro que você está louco para ler? Ou alugar o aspirador de pó para o seu colega que está precisando de um? Essa é a nova tendência sustentável. Alugar, emprestar, doar ou trocar um bem por outro é o objetivo do consumo colaborativo. Uma nova forma de consumir que está fazendo a cabeça de muita gente.
O consumo colaborativo cresce em torno da teoria dos 3Rs: redução do consumo de resíduos, reutilização dos produtos e reciclagem ao final da vida útil. A transformação do bem em serviço é o que faz a proposta ser tão atraente para a expansão do pensamento de que “o que é seu, também é nosso”.
São serviços que através da internet adaptam a antiga prática do escambo à era digital com a criação de websites que oferecem a troca, aluguel, empréstimo e até doações de qualquer tipo de bem, sem equiparação de valor.
O movimento ganhou força nos Estados Unidos e na Europa após a crise econômica mundial de 2008 e que fez com que os consumidores desses países buscassem alternativas para economizar dinheiro e tirar alguma vantagem no reuso de produtos que já possuíam.
Aqui no Brasil o movimento do consumo colaborativo ainda é tímido, porém a consciência ambiental dos brasileiros é considerada mais elevada do que em outras regiões. É por causa dessa postura sustentável que sites de consumo colaborativo no Brasil apostam para um rápido crescimento desse novo mercado que poderá ajudar a reduzir o impacto da materialização desenfreada entre os cidadãos e do acúmulo de lixo e resíduos sobre o meio ambiente.
Onde encontrar?
Por aqui alguns sites já começam a se destacar oferecendo diversas opções de serviços, como o aluguel fracionado de carros da Zazcar, o espaço de coworking da The Hub, e o bazar virtual Enjoei.
Outro serviço que promete ajudar na expansão do consumo colaborativo no Brasil é o DescolaAí, que além da troca, também possibilita o aluguel de bens. O site possui um sistema que localiza o usuário mais próximo geograficamente daquele que procura o produto e os coloca em contato para acertarem os valores e prazos do aluguel.
Colabore e entre nessa ideia!
Fonte: site O Eco Cidades
Sem comentários:
Enviar um comentário
Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.