sábado, 25 de fevereiro de 2012

Designer Industrial

Além de criatividade, esse profissional deve ser capaz de analisar o impacto dos produtos entre seu público-alvo.

A principal função do designer industrial é desenvolver ou melhorar produtos. Cabe a ele acompanhar o objeto desde a criação até à sua colocação no mercado. Os seus projetos englobam brindes, brinquedos, eletrodomésticos, móveis, equipamentos para escritório, instrumentos técnicos, equipamentos urbanos, utensílios domésticos, veículos e quaisquer outros produtos que possam ser produzidos em série.

A profissão surgiu no final do século XIX, como consequência direta do processo de industrialização que aconteceu na Europa e nos Estados Unidos. Atualmente, para que um produto chegue às mãos do consumidor, terá de passar por numerosas pesquisas e estudos feitos pelo designer industrial, que leva em conta fatores estéticos, de prática e funcionalidade do objeto, além das necessidades de seu público-alvo.

O designer passa grande parte de seu tempo pesquisando novas tecnologias de fabricação, analisando materiais e desenvolvendo projetos. Entre suas atribuições, numa empresa, estão a coordenação do processo produtivo e a interligação entre a produção e os setores de promoção comercial e marketing.

Muitos designers montam o próprio escritório e atuam como free-lancers.

Mercado

Em alta. O designer industrial é um profissional essencial para as indústrias em geral. Por isso, essa é uma das profissões em que o recém-formado tem mais facilidade para encontrar emprego. São boas as ofertas de trabalho, principalmente em indústrias, escritórios e consultorias ligadas à área de projeto de produtos.

Opções de trabalho

O designer pode atuar em todos os setores da indústria e também na prestação de serviços, projetando e acompanhando a produção dos mais variados tipos de peça, além de coordenar a produção industrial e o marketing dos produtos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.