sábado, 18 de fevereiro de 2012

Designer Gráfico

Criatividade é o principal requisito exigido desse profissional, que também precisa dominar programas de editoração eletrónica e de computação gráfica.

Design é uma palavra inglesa que significa projetar, conceber, criar, inventar. Ou seja, o designer gráfico é um projetista, um criador e inventor de soluções e imagens. Profissional altamente criativo,trabalha para facilitar a comunicação por intermédio de projetos e sistemas de informações visuais. Estuda a força psicológica das cores e das imagens, além das técnicas e processos gráficos. A partir desse estudo, é capaz de criar e desenvolver projetos de imagens que se transformam em mensagens visuais explicativas, que podem ser logótipos de empresas, vinhetas de televisão ou cinema, cartões de visitas, adesivos, ilustrações em revistas ou jornais, projetos gráficos, embalagens, folhetos, cartazes e até a publicidade em veículos de frota.

O designer desenvolve sistemas de comunicação visual analisando os fatores estéticos, económicos e psicológicos, com o intuito de adaptar a mensagem criada às necessidades de seu público-alvo. O desenvolvimento da indústria cultural e a Internet estão ligados diretamente ao trabalho que executa.

Para conseguir uma boa colocação no mercado, o designer gráfico deve ter amplos conhecimentos artísticos, culturais e tecnológicos. É preciso manter-se sempre atualizado, pois as mudanças tecnológicas na sua principal ferramenta de trabalho – os computadores – são rápidas e constantes.

Mercado

Estável. Muitos outros profissionais exercem atividades semelhantes às do designer gráfico mesmo sem ter curso superior. O mercado de editoração de revistas e jornais vem decrescendo desde o início dos anos 2000, embora outras áreas, como animações para TV e até para internet, venham representando novas oportunidades.

Opções de trabalho

Um designer pode criar material gráfico para publicidade, trabalhar com editoração e ilustração, desenvolver páginas na Internet ou criar vinhetas e animações para cinema e TV.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.