sábado, 28 de janeiro de 2012

Biólogo

Atuar em centros de pesquisa, empresas, órgãos públicos, ONGs, parques e zoológicos são algumas das opções desse profissional.

A Biologia é um conjunto de disciplinas que tratam de todos os aspectos que dizem respeito aos seres vivos. Suas subdivisões são numerosas e bastante diversas, conferindo a essa ciência um caráter multidisciplinar. O biólogo estuda a evolução, a estrutura, as funções, a diversidade e as relações dos seres vivos. Também busca responder à questão sobre a origem da vida, que há séculos tem ocupado os pesquisadores.

Há diversas áreas em expansão na Biologia. Uma delas é a Genética. Seu campo é um dos que mais têm avançado nos últimos anos, principalmente nas suas aplicações, como na Engenharia Genética. A Ecologia é outra área que vem ampliando seu campo de ação. Até pouco tempo atrás, a atuação dos ecólogos restringia-se quase somente à área da pesquisa. No entanto, com a preocupação cada vez maior com a preservação do meio ambiente em todo o mundo, os especialistas em Ecologia têm sido cada vez mais solicitados. Órgãos públicos e organizações não-governamentais da área de defesa do meio ambiente também solicitam a colaboração dos ecólogos, além dos centros de pesquisa.

Uma das disciplinas mais antigas da Biologia é a Taxionomia, que se dedica à classificação e nomenclatura dos seres vivos, segundo categorias como classe, ordem, espécie. Contudo, apesar de praticada já há alguns séculos, há ainda um grande universo a ser explorado por essa disciplina. Isso porque muitas espécies de nossa fauna e flora ainda não foram identificadas, classificadas e catalogadas. No entanto, o trabalho junto à natureza não é a única opção para esses profissionais, pois quem escolhe outras áreas, como a Biologia Molecular, por exemplo, exerce suas atividades principalmente em laboratórios e centros de pesquisa.

Mercado

Estável. Apesar do grande número de bacharéis em Biologia que ingressam no mercado todos os anos, principalmente no magistério, ainda há frentes de trabalhos a serem abertas, especialmente em áreas como a classificação da fauna e flora e da genética.

Opções de trabalho

São várias as especializações que um biólogo pode escolher, podendo tornar-se biólogo marinho, aquicultor, ecólogo, geneticista etc. Assim, existe uma grande diversidade de opções de trabalho, como centros de pesquisa, órgãos públicos, ONGs.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.