Esse profissional pode trabalhar em teatros, emissoras de televisão e de rádio, oficinas culturais, empresas públicas e privadas e em universidades.
Trabalho, dedicação, persistência, disposição e uma boa dose de talento. Esses são os requisitos para se tornar ator. Para quem vê de fora, a profissão pode parecer glamourosa e rentável; mas não é bem assim. Quem quer ver seu nome brilhando na porta do teatro ou na telinha precisa de fôlego para enfrentar um mercado saturado e competitivo, invadido por dezenas de jovens que saíram não das escolas de artes cénicas e sim de agências de modelos.
Contudo, estudar muito e ter paixão pelo trabalho pode ser compensador. Todo ator, iniciante ou consagrado, como Fernanda Montenegro e Marília Pêra, vibra quando faz a plateia emocionar-se e refletir sobre o que está acontecendo no palco.
A rotina de um ator é estafante. Os ensaios e preparativos para uma peça, filme ou novela costumam exigir mais de 12 horas por dia de dedicação, além de render pilhas de textos para decorar em casa. A cada trabalho, o ator tem de ler e pesquisar muito, além de discutir o texto em grupo para construir seu personagem.
Hoje, não basta saber representar. Cantar e ter bom preparo físico para dançar tornaram-se parte das obrigações do ator. Além disso, é preciso conhecer todos os aspectos de uma produção teatral, por exemplo, da elaboração do argumento à escolha do cenário, da iluminação ou das melhores formas de divulgar o espetáculo. É preciso, ainda, ter disposição para correr atrás de patrocínios, além de manter-se atualizado, assistindo às principais montagens em cartaz, o que também abre oportunidade de contatos profissionais.
Inscrever-se em agências e produtoras e estabelecer contatos com profissionais dessas áreas ajuda a abrir caminho para atuar em filmes publicitários, um dos mercados que mais contratam atualmente.
Mercado
Estável. Mas sempre depende da movimentação cultural de cada cidade e da política cultural das administrações.
Opções de trabalho
Além de espetáculos, o ator pode fazer animação de festas, apresentação em convenções, participar de programas de segurança em empresas, fazer filmes publicitários.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.