Ótima formação académica e noções gerais de todos os ramos do conhecimento humano são imprescindíveis nessa profissão.
O bibliotecário é o profissional que cuida de toda a logística que envolve a catalogação, classificação e arquivamento de informações registadas em diversos suportes – livros, CD-ROMs, cassetes de vídeo – de uma maneira adequada à sua conservação e de forma a facilitar sua consulta pelo usuário. É um trabalho de fundamental importância na difusão dos conhecimentos nos diversos setores da sociedade. Sua origem remonta à Antigüidade, quando se formaram bibliotecas famosas como a de Alexandria.
Até a década de 1980, esse profissional desenvolvia sua atividade quase somente em bibliotecas públicas e universitárias. Desde então, ampliou-se seu campo de trabalho, que passou a incluir centros de documentação das mais diversas instituições – vários tipos de empresas, escolas, centros culturais. Pessoas físicas também solicitam os serviços desse profissional, quando necessitam de ajuda especializada para organizar seus acervos pessoais.
O surgimento da informática foi fundamental para o trabalho do bibliotecário, que hoje dificilmente exercerá sua atividade sem dominar as tecnologias da computação. A informática também abriu novas áreas de atuação para esse profissional, como redes de informações dentro das empresas (intranet), em que poderá contribuir com os especialistas em informática, oferecendo suas qualificações específicas.
O bibliotecário deve possuir ótima formação geral e ter familiaridade com os mais diversos tipos de registros escritos e iconográficos.
Mercado
Em alta. A biblioteconomia é uma atividade estratégica no mundo globalizado. O aumento do registo de informações nos mais diversos suportes materiais faz com que sua catalogação e classificação sejam uma tarefa fundamental para facilitar a consulta pelo usuário final.
Opções de trabalho
Os bibliotecários podem exercer seu trabalho em todos os tipos de instituições que necessitem manter bibliotecas e outros arquivos de informação. Podem atuar como funcionários contratados ou consultores autônomos.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.