terça-feira, 5 de julho de 2011

Bullying – Um problema de todos

Bulling, é um termo de língua inglesa “bully” que em termos genéricos significa “valente”, “bruto”, etc. O termo refere-se a todo o tipo de atitudes agressivas, físicas ou verbais, intencionais e repetitivas, que surgem com o intuito de magoar determinado indivíduo. Geralmente podem ser exercidas por um ou mais indivíduos, e têm uma intenção específica, mas por vezes poderá demorar imenso tempo até ser visível qual é mesmo o objectivo de todas estas atitudes. Por norma, estas mesmas atitudes são tomas em função de uma relação desigual de forças e poder, ou seja, por crianças de cariz diferente dentro do ambiente escolar.
Existe o Bulling directo, que geralmente é usado pelos agressores masculinos em relação a outros masculinos, e o Bulling indirecto que normalmente é usado em relação à secção feminina. Têm como principal objectivo o afastamento social por parte da criança afectada. Por vezes as ameaças ou mesmo a concretização dessas mesmas ameaças são a principal razão para a criança se sentir completamente afectada pela situação.
Infelizmente o Bulling actualmente é um problema Mundial e pode afectar crianças de todo o tipo de contexto social, e mesmo em qualquer contexto em que interajam, ou seja, escolas, grupos de desporto, família ou até no local de trabalho (sim, porque não é um problema que aconteça apenas ás crianças). Muitas vezes as escolas tentam fechar os olhos a estas situações e apenas actuam quando a situação é já bastante grave, o que pode causar imensos traumas na criança, enquanto que se estivessem muito mais atentos poderia evitar-se muitos problemas psíquicos que podem ocorrer daí. Em muitas situações, os colegas daqueles que estão a sofrer as agressões acabam por se silenciar por temerem serem as “próximas vítimas” do agressor, tornando assim muito mais complicado de perceber a situação e de a deter a tempo.
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa auto-estima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.
Infelizmente é um tema muito debatido nos dias de hoje, mas nem sempre é demais debater um assunto que pode afectar aquele que está por baixo do mesmo tecto que nós. Quando menos esperamos, algum familiar ou amigo está a passar pela mesma situação e nem sempre a solução é fácil e rápida de conseguir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.