quarta-feira, 6 de julho de 2011

8 Dicas para ajudar o planeta

Quando se fala em ajudar o planeta, toda a gente associa à reciclagem, mas há coisas a fazer para além da reciclagem. Geralmente, “um terço do que compramos vai parar ao caixote do lixo”, por isso, evitar o desperdício é meio caminho andado para melhorar o nosso planeta. Vamos deixar aqui pequenas atitudes, dicas, que poderá ajudar o nosso planeta a ser salvo.
Não deite comida fora
Ao preparar os alimentos, tente usa-los na totalidade. Até talos e cascas de fruta podem ser aproveitados, desde que da forma adequada. Quem descasca uma maçã deita fora muitas fibras, e quem se livra do talo da salsa perde uma óptima fonte de vitamina C.
Use sacos de pano
Cada família gasta, em média, 66 sacos de plástico de supermercado por mês. O problema é que estes não podem ser reciclados com os outros plásticos. Isto dificulta o seu reaproveitamento. O ideal é levar às compras os seus próprios sacos de pano, que podem ser usados inúmeras vezes.
Armazene os alimentos de forma correcta
Os vegetais devem ficar em sacos plásticos ou de papel, na gaveta de baixo do frigorífico, da mesma forma como os comprou. Lave-os apenas na hora de confeccionar. O pão não se estraga quando fica guardado no saco. Fique atenta à validade dos produtos. Depois de abertos, o prazo é mais curto do que o descrito na embalagem.
Não coloque no lixe o que pode ser doado
Além de fazer a alegria de uma pessoa necessitada, também protege o planeta. Roupas, sapatos, brinquedos, revistas, etc, podem ser doados a igrejas ou até hospitais. Com esta atitude, evita o desperdício e ainda pode ajudar alguém que necessita.
Será mesmo lixo?
Há materiais que podem contaminar o ambiente: pilhas – podem ser devolvidas às lojas ou depositadas no pilhão; remédios fora do prazo – podem ser devolvidos à farmácia e serem reutilizados.
Evite os embalados
As embalagens estão entre os maiores responsáveis pela acumulação de lixo no mundo de hoje. Por isso, evite comprar esses produtos. Prefira os que não vêm embalados, como alimentos frescos, por exemplo. Um frasco dentro da caixa, dentro de um saquinho, dentro de um saco plástico, já imaginou a quantidade enorme de lixo que vai deixar ao caixote?
Organize o seu lixo
Evite misturar o material que pode ser reciclado com o lixo orgânico (como sobras de comida). É fácil de reciclar e ajuda o ambiente, por isso faça-o de bom agrado e ainda ajudará o ambiente de uma forma muito activa.
Reutilize as folhas de papel
Usa a folha só de um lado e depois deita-a fora? Use a frente e verso e para anotações pequenas porções da mesma folha podem ser úteis.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.