terça-feira, 29 de março de 2011

Alimentos: substâncias animais e alternativas

São várias as substâncias de origem animal usadas nos alimentos, principalmente em bolos, biscoitos, gelados, conservas e vinhos. Geralmente são usadas como corantes, adoçantes, aromatizantes ou conservantes.
Em relação às suas alternativas sintéticas ou vegetais têm ainda a desvantagem de poderem provocar reacções alérgicas.

Albúmen, Albumina (Albumen. Albumin.)
De ovos, leite, músculos, sangue e vários tecidos e fluídos vegetais. Usada em bolos, biscoitos, doces, salsichas vegetarianas, etc. As claras de ovos podem também ser utilizadas para clarear vinhos.

Ácido Esteárico (Stearic Acid.)
Gordura de vacas e ovelhas e também de cães e gatos sacrificados. Na maioria das vezes refere-se a uma substância gordurosa retirada do estômago de porcos. Pode provocar irritações. Usado em gomas de mascar e aromatizantes. Possui diversos derivados, como os estearatos.
Alternativas: o ácido esteárico pode ser encontrado em várias gorduras vegetais, como a noz de coco.

Ácido Láctico (Lactic Acid.)
Usado em soro de leite, cerveja, conservas e outros alimentos produzidos através da fermentação. Usado como conservante.
Alternativas: fontes vegetais, sintético.


Almíscar, Almiscareiro (óleo de) (Musk (Oil))
Secreção seca obtida dolorosamente dos órgãos genitais do cervo almiscareiro, do castor, do rato silvestre e de outros animais. Os gatos selvagens são capturados, mantidos em gaiolas em condições horríveis e são chicoteados ao redor dos genitais para produzirem o odor. Os castores são apanhados em armadilhas e os cervos são caçados com tiros. Usado como aromatizante.
Alternativas: plantas com odor almiscarado.

Carmim, Cochonilha e Ácido Carmínico (Carmine. Cochineal. Carminic Acid.) E120
Pigmento vermelho obtido através da compressão da fêmea do insecto cochonilha. Usado em biscoitos de sabor a morango, gelados de frutas vermelhas, etc. Pode causar reacção alérgica.
Alternativas: suco de beterraba ou simplesmente nada, pois um corante não acrescenta benefício algum aos alimentos.

Caseína, Sódio Caseinado (Casein. Caseinate. Sodium Caseinate.)
Proteína do leite. Pode ser encontrada em algumas marcas de tofu, entre outros alimentos.
Alternativas: proteína de soja, leite vegetal.

Gelatina, Gel (Gelatin. Gel.)
Proteína obtida de pele, tendões, ligamentos e/ou ossos de animais fervidos com água. Usado como espessante em gelatinas de frutas e pudins. Também usada em doces, bolos e gelados. Pode ser utilizada para ajudar no clareamento de vinhos.
Alternativas: carragena, álgas (algina, agar-agar, kelp), pecticina de frutas, dextrina, goma de algodão, gel de sílica.

Geleia Real, Mel, Pólem, Própolis
A produção de mel também é responsável pela crueldade com animais. Muitos criadores matam as abelhas no Inverno para não ter que gastar para protegê-las do frio. Para inseminar artificialmente as abelhas rainhas é tirado esperma do zangão esmagando-lhe a cabeça. A decapitação gera um impulso eléctrico tão forte que o animal ejacula.

Glicerina, Glicerol
Substância líquida, incolor e xaroposa, que é o princípio doce dos óleos e a base dos corpos gordos conhecidos. Geralmente é produzida a partir da gordura animal.
Alternativas: glicerina vegetal e sintética.

Lactose.
Açúcar do leite dos mamíferos.
Alternativas: açúcar de plantas.


Referências:
http://www.peta.org

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=162

Inserido em: 2002.11.25 
Última actualização: 2005.11.21 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.