Maria Aparecida A. Araújo é consultora de Comportamento Profissional, Etiqueta Social e Internacional, Marketing Pessoal, Cerimonial e Protocolo, palestrante e facilitadora de cursos especiais, membro do Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear. É graduada em Letras, com Licenciatura em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa. Diretora da Etiqueta Empresarial Executive Manners Consulting, com 21 anos de
experiência em atendimento de excelência ao cliente.
Envie suas dúvidas para ee@etiquetaempresarial.com.br
Os grosseiros que me perdoem, mas o cavalheirismo não morreu, e nem está fora de moda. Mesmo as mulheres mais liberais, adeptas ortodoxas do "women's lib" hão de concordar que a convivência é muito mais agradável com homens que sabem se comportar.
Nestes novos tempos, muitos homens estão procurando aprender noções de etiqueta e de marketing pessoal, e isso é ótimo, pois prova que eles estão se convencendo de que o comportamento deve ser um precioso aliado, tanto na carreira profissional quanto nas conquistas amorosas.
O verdadeiro cavalheiro é aquele que aplica as regras de comportamento com perfeito senso de oportunidade. Não é artificial e fingido quando ele exercita a gentileza e sabe que o primeiro teste para quem conhece as boas maneiras é tolerar as más.
Ele sabe ouvir com atenção, ainda que o assunto não interesse a ele. Não é exibido. Possui uma conversa leve, inteligente e bem-informada, e sabe dosar perfeitamente a seriedade, conforme a situação exigir. Consegue intercambiar assuntos como política, futebol e religião sem partir para a polêmica ou para a ignorância.
Utiliza uma linguagem elegante, fruto de pensamentos elegantes, prescindindo de palavrões, visíveis provas de desasseio mental. Normalmente, tem por hábito ceder o lugar aos idosos e às senhoras, assim como não se esquece de abrir-lhes a porta do carro. Numa calçada, caminha pelo lado do meio-fio, deixando o lado de dentro para elas.
Cultiva a discrição e nunca está presente em rodas de fofoca. Ao se oferecer para acompanhar uma mulher, não insiste se ela recusa. Não abusa da bebida, é pontual e adota o hábito de enviar flores com propriedade, sempre acompanhadas de um cartão discreto e amável.
Não acende o cigarro sem antes pedir licença – sempre levando em conta que, muitas vezes, as pessoas aceitam o cigarro só por educação. Levanta-se sempre para cumprimentar, toma cuidado com mulheres nas escadas e elogia sempre a beleza e elegância feminina, ainda que não concorde com alguma coisa - sabe que o importante é ser cavalheiro.
Bem diferente dos gaffeurs de plantão, que espantam qualquer mulher com suas escolhas lamentáveis. Vejamos as tragédias masculinas mais conhecidas e que prejudicam a imagem dos homens:
- se esquecer do aniversário da mulher e dos filhos
- comentar com os outros sobre suas conquistas amorosas
- falar alto, rir em altos brados retumbantes e usar um palavreado chulo
- olhar para outra mulher, mesmo acompanhado
- tentar seduzir uma mulher no primeiro encontro, normalmente ao final do primeiro jantar
- no restaurante, pedir o prato mais caro para "aparecer"
- ostentar durante todo o tempo o carro que tem e as roupas de grife que usa
- chamar o garçom de "amigo" ou "xará" e pedir a "dolorosa" em vez da conta
- prometer telefonar e não cumprir
- humilhar e tratar mal os empregados mais humildes
- dizer que mulher não sabe dirigir carro
- usar cuecas e gravatas do Mickey ou de qualquer outro personagem de desenho animado e meias furadas ou laceadas
- não cortar as unhas, deixar só a unha do dedinho comprida ou usar esmalte
- usar muitas correntes, anéis e pulseiras
- convidar uma mulher para sair e ficar falando sobre trabalho durante todo o jantar
- chamar a mulher de "princesa" ou "minha filha"
- usar frases como "Aonde você pensa que vai com esta roupa?"
Cada vez mais os homens cavalheiros, ou tradicionalmente apelidados de gentleman, são mais difíceis de encontrar. Mas existem é só procurar.A sociedade hoje em dia está cheia de mudanças e alterações dos padrões comportamentais. Mas um homem ainda deve ser um homem! E ser um homem não significa que não possa usar creme hidratante, mas sim ser um cavalheiro!
O cavalheirismo está em extinção por isso homens, toca a salvá-lo. Ser um gentleman é basicamente ser alguém atento que se preocupa com os outros, um verdadeiro sedutor. Ser um gentleman é acima de tudo um estilo de vida.
Se deseja ser um homem de sucesso, conseguirá atingir esse objectivo mais rapidamente se seguir a etiqueta de um gentleman.
Deixamos umas dicas para se comportar na presença de uma senhora:
*A senhora sempre primeiro.
Regra básica! Isto é um hábito que se pode treinar até ficar inconsciente. Se uma senhora estiver ao seu lado ceda-lhe sempre passagem, e se necessário abra-lhe a porta, deixe-a passar e siga logo depois dela. Segure sempre a porta aberta para uma senhora, esta regra é fundamental num homem cavalheiro.
*Sirva-a primeiro.
Se estiver a jantar em casa, e não tiver ninguém para servir à mesa, sirva sempre a sua convidada em primeiro lugar, e espere que ela inicie a refeição, para iniciar também. Veja sempre se ela tem bebida suficiente e sirva-a antes dela o fazer.
*Ajude-a com o casaco.
Ajude sempre uma senhora a retirar o casaco ou a coloca-lo. Isto denota a sua preocupação e atenção para com ela.
*Ceda o seu lugar.
Se uma senhora chega à sua mesa e não existirem lugares disponíveis deve sempre tentar ceder o seu lugar. O mesmo deve ser aplicado em transportes públicos, em restaurantes…
*Levante-se.
Sempre que uma senhora entra uma sala, um homem deve sempre levantar-se. Esta regra de etiqueta está um pouco em desuso, mas se a usar, certamente se destacará de muitos outros, e impressionará pela sua excelente atitude.
*Dê-lhe o braço.
Quando acompanhar uma senhora – que conheça – a um evento social dê-lhe sempre o seu braço, especialmente se ela estiver a usar saltos altos.
*Esteja atento.
Certifique-se sempre, que a pessoa com quem está, se encontra bem e confortável. Se estiver numa festa pergunte-lhe se deseja uma bebida, ou se deseja que lhe vá buscar algo para comer, dependendo do evento. Também não exagere, não esteja sempre a perguntar isto, mas esteja atento.
Não se incomode com o que os seus amigos possam dizer (criticarem, claro), as mulheres adoram e vocês também gostam de agradar…
Sem comentários:
Enviar um comentário
Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.