terça-feira, 9 de junho de 2015

A samambaia e o bambu

Certo dia decidi dar-me por vencido. Renunciei ao meu trabalho, às minhas relações, e à minha fé.
Resolvi desistir até da minha vida. Dirigi-me ao bosque para ter uma última conversa com Deus.
Deus, eu disse: Poderias dar-me uma boa razão para eu não entregar os pontos? Sua resposta me surpreendeu: Olha em redor, estás vendo a samambaia e o bambu? Sim, respondi. Quando semeei as samambaias e o bambu, os cuidei muito bem. Não lhes deixei faltar luz e água. A samambaia cresceu rapidamente, e seu verde brilhante cobria o solo. Porém, a semente do bambu parecia ter secado. Mas não desisti dele. No segundo ano, a samambaia cresceu ainda mais brilhante e viçosa, e, da semente do bambu, nada apareceu. Mesmo assim, não desisti do bambu.
No terceiro ano, no quarto, a mesma coisa? Mas, eu não desisti. Porém, no quinto ano, um pequeno broto começou a surgir da terra.
Em comparação com a samambaia, era muito pequeno, e até insignificante. Contudo, seis meses depois, o bambu cresceu mais de 50 metros de altura. Ele ficara cinco anos afundando raízes. Aquelas raízes o tornaram forte e lhe deram o necessário para sobreviver. Jamais faria um desafio a minhas criaturas, que elas não pudessem superar. E olhando bem no meu íntimo, disse: Sabes que durante todo esse tempo em que vens lutando, na verdade estavas criando raízes? Eu jamais desistiria do bambu. Assim como, nunca desistiria de ti.
Não te compares com outros! O bambu foi criado com uma finalidade diferente da
samambaia, mas ambos eram necessários para fazer do bosque um lugar bonito.
Teu tempo vai chegar: disse-me Deus! Crescerás muito! E quanto tenho de
crescer?, perguntei. tão alto como o bambu!, foi a resposta de Deus!
E eu deduzi: tão alto quanto puder! Espero que estas palavras possam ajudar-te a entender que Deus nunca desistirá de ti!
Portanto, não te arrependas de um dia de tua vida! Se os dias bons te dão felicidade, os maus te darão experiência. Mas ambos são essenciais para a vida. A felicidade te faz doce. Os problemas te mantêm forte!
As “alegrias” te mantêm humano, e as “quedas” te mantêm humilde. O bom êxito te mantém brilhando. Mas, só Deus te mantém caminhando!
Conclusão: jamais pense que, quando as coisas não dão certo é porque Jeová está lhe castigando. Mas, porque ainda não chegou o momento. A Bíblia diz: “quando posto à prova, ninguém diga: ‘Estou sendo provado por Deus.’ Pois, por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a ninguém”. (Tiago 1:13)
Lembre-se que trabalhamos muito para conseguir um estudo e nem sempre encontramos devido aos desafios dos últimos dias. Mas não é motivo para desistirmos de nossa luta.
Mas, se orarmos a Jeová e fizermos uma análise do tempo, descobrimos que Ele nos da tudo no momento certo, e por isso, não convém querer apressar as coisas. Deixemos que elas aconteçam segundo a vontade de Dele. Pois, há tempo para guerra (quando se está vivenciando situações difíceis e tempo para paz. (quando Jeová remove o fardo, ou responde as nossas orações). Ecl., 3:8.
Portanto, pensemos o desenvolvimento do “bambu”. As dificuldades que estamos enfrentando, são para o nosso refinamento espiritual. E, assim como aquele homem, pacientemente esperou cinco anos pelo crescimento do bambu, não desista do seu “anseio”, só porque ainda não obteve o resultado desejado

Sem comentários:

Enviar um comentário

Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.