1 – Beleza e feminilidadeDos cinco sentidos, o único que é mais desenvolvido no homem que na mulher é o da visão. Somos muito voltados àquilo que é visual, por isso, a beleza feminina nos encanta tanto! A primeira coisa que fará um homem notar uma mulher é a beleza dela. Agora, se você não se acha tão bonita, recomendo ler:
“Toda mulher tem sua beleza única, seu encanto próprio”.
E para o homem cristão não é qualquer beleza, mas uma que transpareça o coração. Com isso, quero dizer que a mulher não precisa apelar para a sensualidade, principalmente nas roupas. Ele vai associar isso a valores contrários aos que procura numa companheira. Chamar à atenção dessa forma pode funcionar no momento, mas será uma atenção vazia e superficial. Quem olhar para você apenas como atrativo físico, dificilmente quererá saber de seus atributos intelectuais e morais.
Acredite: na hora em que decide namorar, o homem valoriza e se interessa pelo mistério (encanto particular) que a mulher traz, e o protege mais por meio do recato do que pelas curvas femininas.
Encare feminilidade como sobriedade no vestir, no falar e em suas atitudes. O conjunto do que você veste e expressa pode demonstrar que seu estilo é romântico ou de atitude, ou ainda que é prática e “descolada”, sem deixar de ser mulher.
Invista em sua produção – maquiagem e roupas – para valorizar o que você já é, mas, acima disso, esteja bem com si mesma e com Deus, e sua beleza e feminilidade vão aflorar naturalmente.
2 – Expressar admiração e reconhecimento
A opinião da companheira é uma grande referência para o homem a respeito de si mesmo. Embora talvez pareça que os homens não as ouçam, saiba que ouvem sim. É que, às vezes, as desaprovações ou a forma como elas são ditas, ficam difíceis de suportar, e nisso ele está interpretando a si próprio de forma negativa.
O homem necessita de palavras de autoafirmação, ele precisa de uma mulher que o admire em suas qualidades e seus dons, e expresse isso de forma verbal. Caso contrário, ficará desmotivado.
Quando a namorada ou a esposa ressalta positivamente seus esforços ou habilidades, ele sente que vale a pena continuar investindo em si, e que está num caminho certo. A aprovação da mulher será a primeira resposta que o homem entenderá a respeito de quem ele é e do que está fazendo.
Por isso, o homem fica atraído pela mulher que o admira, mas sem falsidade.
3 – Companheira
Esse ponto está muito ligado ao anterior, mas uma coisa é expressar a admiração e motivar, outra é ‘colocar a mão na massa’ junto com ele. Como é importante para o homem que a namorada ou esposa, além de dizer-lhe o quanto aprova suas qualidades, envolva-se com a vida e os planos dele, que ela tenha disponibilidade para ajudá-lo da forma que ela puder e souber, e também que dê sua opinião.
Com certeza, o homem se interessará, cada vez mais, pela mulher que se mostra companheira.
4 – Docilidade
Como os homens são provedores em sua essência, gostam que a mulher, de certa forma, deixe-se conduzir. Eles gostam de sentir que a companheira acredita nele a ponto de colocar sua vida e seus projetos em paralelo, “apoiado” aos dele. Faz parte da vocação do homem pastorear e zelar pela felicidade de sua esposa, daí a importância de ela demonstrar que confia nele.
5 – Segura de si
Esse ponto de forma alguma contradiz a docilidade e a entrega que a mulher faz de si ao homem. Ele quer que ela se apoie nele, mas não que dependa dele.
Conta muito para o varão que sua companheira seja emocionalmente madura, sem aqueles ciúmes exagerados, ou que fique cobrando a presença dele a todo momento. Homem nenhum gosta de mulher pegajosa ou aquela que, depois de entrar no relacionamento, não sabe mais decidir algo, em tudo quer que ele tenha uma parcela a contribuir; mas ao contrário, ele ama aquela que confia em suas próprias capacidades. Isso demonstra que ela vai caminhar junto com ele (até em certas ocasiões, deixando a responsabilidade para ele), mas sem estar subjugada, “enxertada” nele, sem autonomia.
6 – Virtuosa
Se a mulher simplesmente encanta o homem e o conquista, mas não transmite integridade e valores de sua pessoa, este homem associará isso ao risco de ela querer somente manipulá-lo ou usufruir do que ele pode lhe oferecer. É por meio do caráter, da moral e dos princípios que a mulher traz em si que o homem sente confiança nela e se entrega num compromisso sério.
7 – Brilho próprio
Junte todas as qualidades acima, interprete-as e faça-as do seu jeito. O brilho próprio é o encanto particular de cada uma, é o jeito que a mulher gosta de ser ela mesma. Todo homem quer mergulhar a fundo no mistério que a mulher traz individualmente, quer encontrar nela um diferencial, algo que a distinga de todas as outras e a faça especial para ele. E acredite, toda mulher tem seu brilho próprio.
Se essa luz interior vier acompanhada ainda de bom humor, simpatia e inteligência, “aí para tudo! O cara vai se derreter!”.
Contudo, nunca é demais repetir que, para estar em dia com o que listei aqui, acima de tudo, a moça precisa estar bem com si mesma e com Jeová.