quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Sob o ponto de vista da higiene física e moral, é melhor deitar cedo e levantar cedo também. Tudo lucra com isto, a saúde, os negócios, a facilidade e a excelência da oração. Mas forçoso é não o dissimular – a luta com o travesseiro, é uma das mais violentas pela sua doçura, e uma das mais terríveis que podem pôr em experiência a coragem do homem; e para quebrar, em cada manhã, as cadeias do leito, é necessário desenvolver uma grande energia. Este inimigo é tanto mais perigoso, quanto é mais acariciador; as suas violências são mais pérfidas, porque são rodeadas de tanta suavidade que, afinal, nos deixamos persuadir por elas, pois chegamos a acreditar que o nosso inimigo tem razão, e que no fim de tudo é uma crueldade deixarmo-nos martirizar assim .
Eu creio senhoras, que não dissimulei as dificuldades; mas pelejei pela minha causa, que é também a vossa, perante a vossa razão e a vossa razão e a vossa sabedoria, e julgo haver ganho neste tribunal. Entretanto se fazeis apelo em cassação, e desejais que a causa de novo seja evocada perante o tribunal da preguiça, e dais ouvidos aos seus numerosos advogados, tenho já a certeza de que a primeira sentença será reformada. Pois bem! Consinto em perder, mas com uma condição: - far-se-á inserir na sentença a explicação de que o processo havia sido ganho pela razão, mas que no supremo tribunal da indolência, a preguiça, rodeada dos seus advogados, fez cassar a primeira condenação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.