"Enfim, a dama é calma, é composta, é controlada por sua inteligência, ela é toda repouso e harmonia. Seus gestos são graciosos, sua figura transmite paz e serenidade, seu olhar é ao mesmo tempo inocente e astuto, seu comportamento tem ares aristocráticos até mesmo quando não pertence a uma elite social. A dama sabe o que fazer com suas mãos, sabe sorrir sem vulgaridade, sabe mexer-se, caminhar e dançar sem provocar reações desordenadas no outros, e encanta com sua própria presença feminina. A dama tem uma elegância na alma, que se revela nos olhos, e se expressa no modo como se porta e se veste."
Não é preciso ser rica ou da classe média alta para ser elegante. A leitura de tudo o que foi escrito até aqui nesse livro já deve ter deixado isso bem claro. Sem embargo, não custa frisar. A conhecida por sua elegância e estilo, Olivia Palermo, é quem confirma: “Não é sobre o preço, é sobre as roupas.”
E um famoso estilista também diz: “Não existe uma chave! Se houvesse, seria muito fácil, as mulheres ricas podiam comprar a chave e todas as preocupações a sua moda seria mais! Mas a simplicidade, higiene e bom gosto - os três fundamentos da moda - não pode ser comprado. Mas eles podem ser aprendidas, por ricos e pobres.” (Christian Dior) Não basta, pois, ter dinheiro, para ser elegante, e, por outro lado, a elegância, se aprendidos seus princípios, pode ser adquirida por todas as pessoas, de qualquer condição social, cultural e econômica.
Clara é a distinção a seguir: “A moda pode ser comprada. O estilo deve ser possuído.” (Edna W. Chase)
Aliás, se fosse só questão de dinheiro, bastava tê-lo em abundância para ser chique. Todavia, ter boas condições financeiras, desacompanhada de uma boa formação, pode ser catastrófico. “Dinheiro na mão de gente sem noção de civilidade é uma arma tão perigosa como qualquer revolver na mão de bandidos.” (Glória Kalil)
Uma mulher demonstra sua feminilidade e modéstia, acima de tudo nas suas atitudes. O seu interior está tão cheio de virtudes que, certamente o exterior exalará toda essa beleza.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.