sábado, 29 de dezembro de 2012

Psicólogo


Descrição do Cargo de Psicólogo

Este profissional pode atuar em 4 grandes áreas: Clinica; Organizacional, Escolar e Social.

Nas áreas clinica/social e educacional, estudam, pesquisam e avaliam o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação. São responsáveis por diagnosticar e avaliar distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e acompanhando o paciente durante o processo de tratamento ou cura, investigam os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal. Também desenvolvem pesquisas experimentais, teóricas e clínicas, além coordenar equipes e atividades de área e afins. Na área Organizacional, participam de processos de seleção e treinamento. Além disso, podem atuar no departamento de marketing.

Formação necessária para ser Psicólogo

Os profissionais desta área lidam com o comportamento e o psiquismo, conforme as diversas teorias da Psicologia. No entanto, na área de psicologia é possível encontrar cursos onde os temas sejam de interesse para Psicólogos, Pedagogos, Filósofos, Biólogos e até mesmo Assistentes Sociais.

Formação Básica

O Psicólogo deve possuir o curso Superior em Psicologia.
Os cursos de especialização na área ajudam a enriquecer o perfil do profissional, assim como a atualização por meio da leitura de revistas especializadas e participação em congressos.

Formação Adicional

Os profissionais da área possuem várias opções de atualização devido ao número de cursos de Pós-graduação disponíveis, como:

-Pós-Graduação em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais (INSPSIC - Instituto Português de Psicologia) Porto;
-Pós-graduação em Psicogerontologia (ISCIA - Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração) Aveiro;
-Pós-Graduação em Avaliação Psicológica da Infância à Idade Adulta (Instituto CRIAP) Porto;
-etc.


Mercado de Trabalho para Psicólogo

O mercado de trabalho para os profissionais de psicologia é bastante concorrido, principalmente nas grandes cidades.



Aspectos Favoráveis

Tem aumentado a solicitação dos serviços do psicólogo em instituições, tais como hospitais gerais e psiquiátricos, centros comunitários e meios de comunicação. Além disso, as melhores perspectivas estão nas grandes clínicas multidisciplinares, em que diferentes especialistas da área de saúde reúnem-se para prestar serviços de forma terceirizada a grandes organizações. Nelas, as clínicas de apoio psicológico exercem papel importante, promovendo seminários sobre relacionamento em grupo e programas de terapia do estresse.

Aspectos Desfavoráveis

Pelo fato do mercado de trabalho estar saturado, a remuneração não é muita alta, exigindo muitas vezes que o profissional tenha mais de um emprego para que obtenha maior remuneração.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.