Eis os principais erros de guarda-roupa que as mulheres cometem e como evitá-los.
Leah Bourne
23 de Março de 2009
É fácil meter os pés pelas mãos aquando da escolha da roupa para usar no escritório ou num evento de negócios. Eis os principais erros de guarda-roupa que as mulheres cometem e como evitá-los.
As mulheres estão a dar grandes passos no mundo profissional, porém a escolha do que levar vestido nas reuniões, jantares de negócios ou no escritório permanece ainda um desafio.
Os estilistas e outros especialistas indicam que as executivas cometem variadíssimos erros, desde vestirem-se de um modo muito informal a não prestarem atenção para ver se a roupa lhes fica bem. A verdade é que a maioria das executivas não fará parte de nenhuma lista das mais bem vestidas num futuro próximo.
"A roupa é um elemento descurado na vida profissional de muitas mulheres," refere Mary Lou Andre, directora da Organization by Design. Num mundo em que as primeiras impressões são tudo e "as pessoas olham-na de cima a baixo," a aparência e a roupa são "muito importantes."
Eis os piores erros que as mulheres cometem quando escolhem a roupa para usar no emprego e saiba como evitá-los.
Esquecer o seu público
Quando se trata de escolher a roupa para usar no emprego, não há uma única solução apropriada para todas as mulheres. Lembre-se de se vestir para a empresa que lhe paga o salário, evitando usar roupas que choquem com a cultura da empresa.
Os Bancos de investimento ainda exigem fatos conservadores, normalmente em cores neutras, enquanto noutras áreas, como a publicidade ou o cinema, espera-se que o modo de vestir reflicta a individualidade e o espírito criativo. Esteja atenta à cultura do seu escritório.
As mulheres devem transmitir uma imagem de profissionalismo, recomenda Ida Liu, directora no grupo de lojas de roupa na sucursal do banco privado Citibank. "Quero ser uma consultora de confiança para os meus clientes. Quando olham para mim, quero que me vejam como uma pessoa inteligente."
Acima de tudo, não se esqueça de que aquilo que é aceite num escritório pode não funcionar tão bem noutro. Não tenha medo de mudar o seu vestuário para que este se enquadre na cultura da empresa. Susan Magrino, que gere uma empresa de relações públicas de Nova Iorque, altera as suas roupas para que estejam de acordo com o escritório. Recentemente, comprou uma camisola Pucci e acrescentou ganchos extra para torná-la mais discreta.
Usar sempre roupa dos mesmos estilistas
A maioria das mulheres recorre sempre ao mesmo estilista ou dirige-se à mesma loja, quando compra roupas para usar no emprego. Apesar de ser fácil continuar a usar o que resultou bem no passado, esta é a maneira mais rápida de parecer ultrapassada. Em vez disso, recorra a diferentes estilistas e lojas para criar conjuntos novos.
Uma outra óptima forma de modernizar a sua aparência no escritório é experimentando marcas mais arrojadas, como a 3.1 Phillip Lim ou a Rag & Bone. Compre um blazer de uma destas marcas e use-o com umas calças. E, obviamente que, meias de rede, cachecóis e brincos ficam bem em dezenas de combinações para darem vida a um fato neutro.
Finalmente, não se esqueça que um guarda-roupa profissional começa com óptimas peças básicas. É indispensável um óptimo fato e camisas nas cores que mais a favorecem. Magrino afirma que todas as mulheres devem ter um casaco; calças cinzentas, castanhas e pretas; botas castanhas e pretas e uns sapatos de salto alto.
Descurar se as roupas lhe ficam bem
Todo o mundo sabe que se deve evitar roupas que sejam demasiado apertadas ou largas. Se a sua roupa é demasiado reveladora, pode ter dificuldades em fazer com que os seus ouvintes estejam atentos às suas ideias.
Contudo, roupas demasiado grandes também podem ter o mesmo efeito prejudicial. Se a sua roupa não tiver formas, vai acabar por ter um ar desmazelado. Ao escolher o seu guarda-roupa profissional, mantenha-se fiel a peças com um corte contemporâneo e evite tudo o que não lhe fique bem ou seja demasiado grande. "Ao vestir uma peça que lhe fica na perfeição, está a adquirir uma confiança extra," refere Liu.
Na maioria dos casos, isso significa que as roupas compradas na loja têm de ser arranjadas. "Mesmo as estrelas de cinema mandam arranjar as peças que compram," refere o estilista Phillip Bloch, que trabalhou com celebridades como Salma Hayek e Halle Berry. "São muito poucas as pessoas que entram numa loja e vestem qualquer coisa e lhes fica impecavelmente bem."
Optar por peças da moda em detrimento das intemporais
A não ser que trabalhe no mundo da moda, não deve usar peças da moda no emprego, dado que ao vestir-se exageradamente de acordo com a moda pode eclipsar os seus êxitos profissionais. "Não vai querer entrar no escritório com um fato violeta fluorescente, mesmo que seja bonito," refere Liu do Citibank. Ao invés, "seja uma diva à noite."
Ainda que seja importante evitar andar demasiado na moda, isso não significa que deve usar roupas antiquadas. Rory Tahari, vice-presidente e directora criativa da Elie Tahari, afirma que as mulheres têm tendência para não darem asas ao seu próprio estilo pessoal. As mulheres não devem ter medo de assumir um risco de vez em quando usando cores, estampados e tecidos, explica Tahari. "É uma mulher, não tem de se vestir como um homem."
Bloch sugere que junte cores como o tangerina e o amarelo para actualizar os conjuntos para a Primavera, mas sem exagerar. "Hillary Clinton ilustrou na perfeição esta abordagem durante a última campanha. Usava o seu vestido preto, mas sempre com um toque de cor por baixo."
Vestir-se para os fins-de-semana... durante a semana
Muitas empresas já não são tão rígidas em relação aos códigos de vestuário, sendo que o estilo executivo informal é actualmente a norma em muitas empresas durante toda a semana. O problema é que muitas pessoas não fazem ideia do que isso significa.
Não interprete o estilo executivo informal como uma roupa que vestiria num Sábado à tarde. Use calças de ganga apenas às Sextas-feiras e certifique-se de que estão bem passadas. No que concerne ao resto da semana, se o estilo executivo informal significa substituir o fato por umas calças compridas e uma blusa ou camisola, lembre-se que nunca sabe quando é que lhe irá surgir uma reunião com um cliente ou quando é que tem de comparecer inesperadamente num evento à noite com colegas.
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Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.