Dez conselhos para você ir à luta e não desistir dos seus sonhos
da redação
23/05/2011
Comprar aquele carro esportivo, fazer uma viagem de mochila nas costas pela Europa, férias no Caribe. Quando somos jovens, temos a tendência de deixar os pensamentos voarem alto, junto com os sonhos. Tudo aquilo que parece inatingível fica fácil de conseguir, uma vez que ainda temos tempo de sobra para buscar a realização desse sonho.
Mas, conforme os anos passam, a rotina se instala e nos acomodamos na mesmice do dia a dia, esquecemos a importância de manter os sonhos sempre vivos na nossa imaginação. Por que não podemos continuar pensando em quando vamos finalmente encontrar o nosso príncipe encantado e viver feliz para sempre?
Manter a chama dos sonhos acesa na nossa imaginação tem um poder maior do que muitos de nós imaginamos. De acordo com o psicólogo especialista em Geriatria e Gerontologia pela UERJ e professor da UnATI/UERJ Wallace Hetmanek, “falar sobre sonhos é sempre um privilégio, além de um desafio, pois ao mesmo tempo que nos impulsionam na vida, alguns tentam roubá-los de nós”.
Pensando na importância dos sonhos e da imaginação, Wallace reuniu dez motivos pelos quais nunca devemos deixar de manter a cabeça nas nuvens. Confira a seguir:
1-Porque sonhos valem a pena:
Neste caso, pena como sentença mesmo, mas do jeito que nos diria Beth Carvalho “te condeno a pena de ser mais feliz”. Dito dessa forma para ficar claro que sonhos são fantasias, ótimos e bons sonhos merecem se realizar e se tornarem projetos pessoais de felicidade.
2-Também por serem uma das formas de mudar o mundo:
Através dos sonhos nos libertamos de prisões do pensamento e comportamento formais e esperados, muito deixamos de fazer pelo que imaginamos que irá acontecer e pelas dúvidas do que podem pensar. Nos sonhos não, simplesmente fica claro o que deve e pode ser feito. Dito de outra maneira, os sonhos são as nossas melhores respostas dos “porquês” da vida e não de perguntas.
3-Os sonhos nos ajudam a seguir em frente:
Nem sempre a vida é fácil e as relações com outras pessoas são agradáveis, mas quando mantemos nosso sonho através de objetivos, podemos recuperar relações que sempre quisemos e nunca soubemos como. Lembrem-se: nos sonhos não precisamos de algumas certezas, pois não temos dúvidas.
4-Porque os sonhos nos transformam em heróis:
Nossos sonhos nos transportam para um estado de espírito diferente, potente, saudável e onde podemos e concretizamos coisas, pessoas e espaços. Mais uma vez, sem sabermos o COMO fazer (pois não precisamos desse pequeno detalhe).
5-Ele nos permite acreditar e realizar o impossível:
Como na frase “sejamos realistas, desejemos o impossível”. Através dos sonhos simplesmente misturamos desejo e realidade e o melhor de tudo, é possível conquistar o impensável, o inviável, apenas talvez pelo fato de nos esquecermos de duvidar de nós mesmos.
6-Porque sem eles o mundo perderia boa parte da graça:
Shakespeare já nos disse que seria terrível se uma criança acreditasse que sonhos não valem a pena. Sempre imagino caras como Walt Disney e Steve Jobs sendo tratados como “diferentes” no colégio e ao longo da vida e, cá entre nós, realmente são. Ambos têm uma capacidade enorme de nos colocar em contato com os sonhos, mesmo acordados.
7-Eles são um bom atalho para a felicidade e para sair do marasmo e da tristeza:
Se bem utilizados, os sonhos nos ajudam com a motivação para vida e a superar momentos ruins.Se damos energia ao nosso desejo, nossos sonhos, é incrível o que pode acontecer com nosso dia a dia e com as relações.
8-Nos ajuda a sentir incríveis:
Já falamos para onde eles nos transportam e como podem ajudar, porém cabe um belo exemplo pessoal. Quando comecei com clínica durante a faculdade, era estagiário e nada sabia, literalmente, mas ao mesmo tempo me sentia incrível por iniciar os atendimentos e não fazia a menor ideia de como poderia dar errado, pois achava que tinha tudo. Somente anos depois que percebi que muitas das minhas intervenções estavam longe de serem pensadas, organizadas e até mesmo boas, mas fizeram muito bem a quem as recebeu e ao longo do tempo. Atribuo isso ao meu empenho, mas principalmente ao sonho de ser bom na área clínica, o que, diga-se de passagem, ainda não aconteceu em definitivo, mas o sonho de fazer do mundo um lugar melhor através da saúde mental dos meus clientes é uma certeza indubitável e inquestionável no meu cotidiano que se reflete na confiança e empenho de alunos, clientes e amigos.
9-Os sonhos nos fortalecem e nos inspiram:
Toda vez que realizamos um sonho, de maneira individual ou compartilhada, ampliamos nossa confiança em nós mesmos e nas possibilidades boas da vida. Espero que esteja falando de algo que vocês todos também conhecem. De qualquer maneira proponho um desafio: sonhem alto, algo difícil e realizem, mesmo sem saber como. Umas dicas para ajudar nos sonhos, relações “perdidas”, profissão ou estudo impossível e atividade física e alimentação como vocês desejam, com equilíbrio para terem liberdade.
10-Sonhar é bonito:
Como não poderia ser muito diferente, o sonho nos torna leve e ajuda a melhorar a vida. A beleza de uma crença infundada e muitas vezes inexplicável tantas vezes na história da humanidade aproximou pessoas e transformou o planeta num lugar melhor e mais bonito. Façamos juntos uma e quantas correntes quisermos. Gostaria de finalizar com uma experiência recente: tive o prazer de embarcar no sonho de uma professora “diferente”, Cristie, da UnATI, e ela abriu uma oportunidade junto com outra professora de participarmos de um show de talentos e de vida da terceira idade me fantasiando de palhaço. Além disso já ser improvável de acontecer por si só, imaginem vocês, também presenciei a beleza de uma senhora bastante idosa e cega, dançar lindamente a dança do ventre, vi um re-casamento de 58 anos acontecer na minha frente, além da recriação de outros e outros personagens naquele palco, talvez mágico. Claro que eu não acredito em mágica, por isso a certeza de que o que vivi e senti foi produzido por outros seres humanos normais, com superpoderes iguais aos meus: infinitos!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.