A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo
Joseph Addison.
BOOKCROSSING
Criado em 2001 por Ron Hornbacker, um programador de sotfware americano, como uma simples forma de rastrear livros através da Internet, rapidamente o Bookcrossing se transformou num fenómeno à escala mundial, excedendo mesmo o seu objectivo inicial.
Seis anos depois, com mais de 700 000 utilizadores de 130 países e 5 milhões de livros registados em todo o mundo, o Bookcrossing continua a ser uma das comunidades mais activas na Internet.
Em Portugal, a comunidade Bookcrosser conta já com mais de 11 000 membros, sendo uma das maiores comunidades da Europa e a décima em termos mundiais. De cafés a bibliotecas, escolas a serviços públicos, o Bookcrossing em Portugal está mais activo do que nunca, e promete continuar a espalhar livros por esses caminhos fora.
Os 3 "erres" do Bookcrossing
| ||||||||||||||
O que é o Bookcrossing? O Bookcrossing é o acto de deixar livros num espaço público, para que possam ser encontrados por outros, que irão continuar a cadeia. O objectivo é transformar todo o mundo numa biblioteca. Como funciona? Depois de registados os livros no site e de serem deixados num local público com a devida identificação, basta esperar que sejam encontrados por um novo leitor, que percorre o seu caminho para o site e deles dá notícias. Os livros são realmente encontrados? Geralmente os livros são encontrados, mas apenas 10% a 20% recebem novos comentários indicando seu caminho. No entanto, é frequente alguns livros darem notícias passados muitos anos, em cidades, países ou até mesmo continentes diferentes. É obrigatório registar-me no Bookcrossing? Para escrever no diário de um livro encontrado não é necessário o registo, o comentário pode ser anónimo. Para usar o site, encontrar livros e falar com os restantes utilizadores é necessário uma inscrição. O que posso fazer se me registar no Bookcrossing? Registando-se no Bookcrossing, os utilizadores podem registar e libertar livros, entrar em contacto com outros utilizadores, escrever no fórum, receber por email os comentários feitos nos livros libertados e receber alertas quando forem libertados livros num determinado local. O Bookcrossing não prejudica os autores e editores? Não. Uma pesquisa feita no site constatou que os Bookcrossers compram tantos ou mais livros do que antes de começarem a usar o site. As recomendações e a compra de livros especificamente para libertar faz com que aumentem as vendas. Onde posso ver números e estatísticas sobre o Bookcrossing?
Onde é que me posso inscrever? O Bookcrossing Portugal é apenas um site de apoio, não sendo possível efectuar a inscrição aqui. A inscrição terá de ser feita no site internacional. Mais informações no Guia do Utilizador. O Bookcrossing protege os meus dados? A utilização do Bookcrossing é perfeitamente segura, pois todos os contactos com outros utilizadores são feitos através de um sistema interno de mensagens, nunca divulgando os dados pessoais do utilizador. Sou menor de idade. Posso-me inscrever?
Que tipo de livros posso registar? Livros novos, usados, muito usados, livros técnicos, diários, e-books, audiobooks, graphic novels. Não devem ser registados: revistas, CDs de música, vídeos, software, catálogos, etc... Como é que se regista um livro? Para registar livros, basta seguir as indicações dadas no passo 4 do Guia do Utilizador "Registar Livros". Como é que se liberta um livro? Para libertar livros, basta seguir as indicações dadas no passo 5 do Guia do Utilizador "Libertar Livros". Como é que se procuram livros na base de dados? O sistema permite procurar livros por título, autor ou categoria na página http://www.bookcrossing.com/search. Como é que posso pedir um livro a alguém? O Bookcrossing tem por objectivo transformar o mundo numa biblioteca, mas isso não significa que os utilizadores sejam obrigados a emprestar os seus livros. Caso se pretenda pedir um livro, convém primeiro verificar se o dono empresta livros e se o livro está disponível na sua prateleira. O pedido deve ser feito com muita educação, através do sistema de mensagens privadas do site, oferecendo-se sempre algo em troca. Caso a resposta seja negativa ou mesmo inexistente, não se deve insistir: cada pessoa usa o site como quiser, não sendo obrigado a emprestar ou enviar livros a ninguém. Sou obrigado a emprestar livros? Não. Cada pessoa usa o site como quiser, não sendo obrigado a emprestar ou enviar livros a ninguém. Como é que encontro um livro que foi libertado? Na secção "Go Hunting" (http://www.bookcrossing.com/hunt) são listados todos os livros libertados nos últimos 30 dias que ainda não deram notícias. Não tenho coragem de abandonar um livro. Essa é a única forma de partilhar livros no Bookcrossing? Não. Os bookcrossers também trocam e dão livros de presente. Os Bookrings e os Bookrays são algumas das alternativas mais populares. Qual a diferença entre um Bookring e um Bookray? O Bookring é um circuito, onde no final o livro regressa ao dono. No Bookray o circuito prossegue indefinidamente enquanto houver interessados. O que é o BCID? O BCID é o número de identificação atribuído pelo site a cada livro, e que é necessário para se poder fazer um comentário no diário de um livro. O BCID completo dos livros deve ser mantido em segredo. Onde posso conversar com outros bookcrossers? Os bookcrossers de todo o mundo reúnem-se nos vários fóruns disponíveis no site. Existe um fórum específico para os bookcrossers de língua portuguesa na página http://www.bookcrossing.com/forum/19. Como é que encontro bookcrossers na minha região? Fazendo uma pesquisa em http://www.bookcrossing.com/membersearch, encontra-se listas de utilizadores do local desejado. Os bookcrossers encontram-se pessoalmente? Sim, os bookcrossers encontram-se regularmente para trocar livros ou simplesmente conversar (não só sobre livros!). Os encontros oficiais do Bookcrossing são geralmente marcados no fórum português. |