Algumas pessoas possuem grande força de vontade e deixam marca no mundo;
outras vivem ao ritmo das circunstâncias, umas vezes com impacto e outras sem qualquer significado;
e outras, ainda, inventam desculpas para justificar uma vida sem grande sentido.
A força de vontade (ter determinação) é uma habilidade que pode ser aprendida, dizem os psicólogos e os mestres espirituais.
Entre outros, eis alguns segredos para cultivar a força de vontade.
1. Viver gratos, disponíveis, curiosos
As pessoas com força de vontade agradecem cada manhã, cada momento, cada encontro... Também se disponibilizam, perante Deus e os outros: «Em que posso ajudar hoje?» E nunca se cansam de aprender e de progredir.
2. Definir claramente o que queremos
Como podemos saber se estamos a conseguir, a desistir ou imobilizados se não sabemos que resultados alcançar? Dar um sentido à vida supõe definir objetivos pessoais, sociais, profissionais, a curto, médio e longo prazo.
3. Saber que não podemos controlar tudo, mas somos capazes de orientar os nossos comportamentos.
As nossas escolhas são acertadas quando são verdadeiras (não as fazemos para agradar alguém ou coagidos), boas e úteis; também quando nos ajudam a nós mesmos e aos outros; igualmente quando são expressão da confiança que temos nos nossos talentos; e quando podem ser realizadas em equipa ou na presença de outras pessoas, sem indício de ilegalidade, sem duplicidade, sem maus fins.
4. Combater a dúvida e a ignorância, pois são limitativas. A força de vontade alicerça-se no poder que dá a sabedoria. As pessoas com força de vontade esforçam-se para aperfeiçoar as suas habilidades.
5. Resolver os problemas em vez de desistir
Para as pessoas com grande força de vontade não há becos sem saída. Entre as saídas possíveis estão: voltar para trás, enfrentado os perigos, se os houver; ou preparar o ambiente para aí fazer nova "morada"...
6. Assumir total responsabilidade
As pessoas com força de vontade dizem «Eu sou responsável pelo modo como acabam minhas ações, os meus hábitos e a minha vida». É importante o ambiente em que somos criados, o dia que tivemos, mas o rumo percorrido é sempre responsabilidade pessoal.
7. Estar disposto a pagar o preço
Diz o ditado que uma ave pousa num ramo, por um lado, porque se fia na estabilidade da planta, mas, sobretudo, porque confia na força das suas asas. Assim são as pessoas com força de vontade extraordinária: sabem que qualquer mudança traz dor, apreensão, mas fiam-se na bolha de conforto que são os laços familiares e acreditam no poder dos seus pensamentos e sentimentos associados à força de vontade e à resiliência.
8. Deixar-se impulsionar pelas emoções
As emoções são o vento, o combustível que nos ajudam a navegar pela vida. «Porque te sentes assim? O que tens? O que te falta? O que te preenche e te faz transbordar de alegria?» São algumas das perguntas emocionais que inspiram as pessoas a fazer melhorias ao invés de evitar os desafios.
9. Deixar-se instruir pela razão
Os nossos cérebros são como um filtro: depuram de todas as experiências negativas e positivas elementos de aprendizagem. E por isso que as pessoas com força de vontade conseguem distinguir o que está a funcionar bem do que está a paralisar, e fazer planos no sentido de alcançar os objetivos pelo meio mais eficaz, fácil, belo, bom, proveitoso.
10. Amar-se incondicionalmente
Punirmos por causa daquilo que fizemos e de que não gostámos é uma forma miserável de viver. Ter gosto e colocar paixão em tudo o que fazemos é sinal da torrente de amor próprio que nasce do coração.
11. Concentre-se na bondade, não na perfeição
Quando deixamos de lado o perfecionismo e nos concentramos no nosso valor e no proveito para os outros do que somos e fazemos, somos mais capazes de aprender com os erros. E isso é sabedoria.
12. Não julgar os outros, sobretudo usando-nos como ponto de comparação
Enquanto estamos ocupados fazer julgamentos e comparações, perdemos tempo, energias e inclinamos os nossos sentimentos, sobretudo o de fazermos parte de uma família humana comum, com qualidades e fragilidades. As pessoas com força de vontade extraordinária olham objetivamente para o êxito ou fracasso das outras pessoas, sem deixar de admirar o seu trabalho duro, e usam-no como inspiração.
Adaptado de 10 Secrets os PeopleWith Extraordinary Willpower,
de Bernie Foley
Sem comentários:
Enviar um comentário
Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.