Para que seus estudos sejam eficazes, é preciso não apenas se dedicar, mas fazê-los da forma correta. Nesse sentido, muitas vezes os alunos adotam hábitos que os prejudicam sem mesmo se dar conta. Por isso, acabam tendo um desempenho abaixo do esperado e sentem-se frustrados, como se seu esforço não tivesse valido a pena.
Se identificou com o problema? Então confira abaixo 3 hábitos que são extremamente prejudiciais, mas que a maioria dos estudantes acaba praticando e descubra se esses fatores também estão afetando você:
1 – Utilizar o mesmo método de estudo para todas as provas
Uma das maiores falhas dos estudantes é se apegar a determinado tipo de estudo e acreditar que ele será efetivo em todos os casos. Estudar para um exame como o Enem requer uma dinâmica totalmente diferente da adotada para quem está se preparando para exames dissertativos, por exemplo. Além disso, existem táticas diferentes para analisar questões de múltipla escolha, como a eliminação das alternativas até encontrar a correta, que não se aplicam em respostas por escrito. Por tudo isso, os métodos de estudo devem se adequar a cada tipo de necessidade demandada pela prova, assim como o que funciona melhor para cada matéria, por exemplo, resumos podem ser úteis para aulas de línguas, mas diagramas e tabelas se encaixam mais nas aulas de exatas.
2 – Pensar negativamente
Se depreciar, acreditar que não é capaz ou que jamais irá aprender uma matéria é o primeiro passar para se sair mal no exame. Por isso, não deixe que as dificuldades se tornem um empecilho! Trabalhe para aumentar sua confiança e, dessa maneira, evitar aumento da ansiedade na hora da prova, o que é um fator de desestabilização para qualquer estudante.
3 – Aproveitar a tecnologia de maneira errada
Quem nunca se desconcentrou na hora de estudar por causa da televisão ou do celular? Por mais que a tecnologia seja uma grande aliada para os estudos, fornecendo informações e conteúdo didáticos, se mal utilizada, torna-se um fator de desatenção. Nessa situação, a melhor saída é usar o bom-senso: se precisa do computador ou do celular para pesquisa, por exemplo, uma boa dica é instalar aplicativos que bloqueiam sites que podem desviar a atenção, como as redes sociais. Assim, de maneira programada, você pode evitar que elementos externos ao estudo tirem seu foco. Por outro lado, se a tecnologia não for necessária no momento, opte por desligar os aparelhos e concentrar-se nos livros.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.