sexta-feira, 30 de setembro de 2016

5 Dicas para trabalhares a tua Coragem

Coragem é fazer o que consideramos estar certo, mesmo que implique sair da nossa zona de conforto e seja assustador enfrentar as consequências das nossas escolhas.
Quando acreditamos nessas escolhas, as consequências só podem trazer coisas boas. Mesmo quando o resultado não é o que esperávamos (o que habitualmente designamos de erros), haverá sempre aprendizagem no processo.
Um dos temas mais recorrentes no trabalho da gestão de tempo é a coragem para tomar decisões, para estabelecer prioridades, dizer não com assertividade e tomar controlo sobre as nossas atividades.
Sendo assim, aqui ficam 5 dicas práticas para trabalhar e treinar essa coragem:
1) Começa ou aprende algo novo
Voltar a ser principiante e inexperiente em algo pode ser um excelente exercício para equilibrar a humildade e a audácia. Principalmente quando estamos rodeados de pessoas entendidas na matéria.
2) Aprende a gritar e a ir buscar energia ao teu centro de intuição
Ao praticar artes marciais uma das primeiras coisas que se aprende é a gritar. Muitas pessoas acabam por ficar com a auto estima tão destruída que se esquecem de como usar a voz para impor as suas necessidades e vontades.
3) Vai a um sítio onde nunca estiveste
Habitualmente as nossas vidas revolvem em torno de rotinas e de caminhos já decorados. Isso intensifica a forma como vivemos em piloto automático. Experimenta tomar um caminho novo, ou surpreender a tua agenda com uma atividade inesperada.
4) Mete conversa com alguém desconhecido
Nunca saberemos quem tem o que nós precisamos e quem precisa do que nós temos, se não estabelecermos algum contacto. Pode até ser que a pessoa sentada ao nosso lado no metro ou a caminhar à nossa frente no mesmo passeio ou sentada na mesa do lado tenha algo surpreendente que vai trazer valor à nossa vida e aos nossos objetivos. Experimenta!
5) Defende alguém que está a ser criticado nas costas
O mais fácil é seguirmos pela mesma via e juntarmo-nos à maledicência. Se por um lado leva a que nos sintamos integrados no grupo, por outro é um excelente mecanismo para soltar raivas acumuladas e fazer-nos sentir com valor (por contraposição a essa pessoa). E se em determinado momento parássemos de criticar, focássemos os aspetos positivos dessa mesma pessoa e reconhecêssemos os motivos que a levam a não ser perfeita? Exige coragem e traz muito respeito por parte de todos os outros, principalmente se formos consistentes com esse comportamento. Talvez conseguíssemos até contagiar o restante grupo a fazê-lo também.
Depois disto, é só tomar controlo!
Até breve.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

25 hábitos que podem fazer com que a felicidade aumente

25. Escrever três coisas pelas quais está agradecido
24. Fazer uma caminhada
23. Mudar-se para a Suíça
22. Beber café (mas não em demasia)
21. Meditar
20. Ler uma história de Aventura
19. Sair de casa
18. Fazer um passeio de aventura
17. Fazer o que se faz quando se está feliz mesmo que não se esteja
16. Participar em atividades culturais
15. Ouvir músicas tristes
14. Ter objetivos realistas
13. Escrever em papel o que se sente
12. Gastar dinheiro nos outros
11. Fazer voluntariado
10. Arranjar tempo para os amigos
9. Sorrir
8. Perdoar
7. Promover a intimidade
6. Ser realista otimista
5. Sujar as mãos
4. Almoçar na praia
3. Fazer exercício
2. Trabalhar as qualidades
1. Ser paciente

terça-feira, 20 de setembro de 2016

25 Coisas a relembrar para ser mais feliz

O que vai encontrar mais à frente é uma lista das coisas mais importantes que aprendi com outras pessoas e livros. Até podemos aprender coisas depressa, mas tendemos a esquecê-las com a mesma velocidade – e às vezes temos de nos relembrar dessas coisas que aprendemos. Assim, seguem-se 25 lembretes.

1. O esforço é bom 
Nunca diga “já não consigo mais”. Diga antes “Que venham eles(as)!”

 2. Não se queixe Queixar-se é a maior perda de tempo que existe. Faça alguma coisa em relação a isso e se não conseguir, cale-se e não pense mais nisso. 

3. Passe tempo com pessoas que ama Ou seja, a sua família e melhores amigos. Se não tem família, crie uma. A maioria das pessoas que passam na nossa vida são apenas visitantes. A família é para toda a vida. 

4. Não entre numa relação se não estiver apaixonado Já cometi este erro mais de uma vez. Sentimos qualquer coisa por alguém e pensamos: “Podíamos tentar”. Péssima ideia. Ou se ama, ou não se ama. Não se engane a si próprio. Não é justo nem para si nem para a outra pessoa. 

5. Exercite-se diariamente
Só há pouco tempo é que compreendi isto. Um corpo saudável deve ser o início de tudo na vida. Se não consegue construir um corpo saudável e forte, o que é que consegue construir na vida? 

6. Escreva um diário Acredite, escrever um diário não é coisa de criança. Ajuda-o a tornar-se num melhor pensador e escritor. Pode estar a pensar “Mas eu não quero ser escritor”. Bem, quantos e-mails e textos envia por dia? Todos nós somos escritores. 

7. Sinta-se grato Agradeça a todos e a tudo. “Obrigado por este lindo dia.” “Obrigado pelo seu e-mail.” “Obrigado por estar aí para mim”. 

8. Não ligue ao que as outras pessoas pensam Todos vamos acabar por morrer um dia, acha que o que os outros pensam sobre si tem alguma importância? 

9. Arrisque mais
Não seja um medricas.

 10. Escolha uma indústria, não um emprego Se quer tornar-se bom nalguma coisa tem de dedicar muitos anos a praticá-la. Mas é impossível tornar-se especialista em alguma coisa se estiver sempre a saltar de indústria em indústria. Escolha uma de que goste e comece por baixo. Irá acabar por encontrar o posto perfeito para si. 

11. Mostre o caminho Quando se encontrar numa situação em que todos olham uns para os outros, é altura de assumir a liderança. Quando decide tornar-se um líder, acaba por tornar-se um. Não existe nenhuma iniciação ou título. Só uma decisão. 

12. O dinheiro não é importante Não é mesmo. Contudo, terá de se treinar a si mesmo para não pensar tanto nele. Não se torne demasiado dependente das coisas que possui – ou essas coisas vão acabar por possuí-lo. 

13. Seja bondoso
Não quero com isto dizer que tem de ser permissivo. Pode ser alguém que não tolera certas coisas, mas mesmo assim ser boa pessoa. Simplesmente, não insulte as pessoas ou não pense que é melhor do que elas. 

14. Aprenda algo todos os dias É preciso treinar o cérebro para se manter alerta. Mas não precisa de ler um livro todos os dias para aprender alguma coisa. Pode aprender com os seus erros. Aprenda com as pessoas que estão à sua volta – seja mais aberto àquilo que os outros lhe podem ensinar.

15. Descanse antes de ficar cansado Mesmo que adore o seu trabalho e todos os dias pareçam dias de férias, tem de dedicar algum tempo ao descanso. Não se esqueça – você é um ser humano, não um andróide. 

16. Não julgue os outros Lá porque as pessoas tomam decisões diferentes das suas, isso não as torna estúpidas. Além disso, não sabe tudo sobre elas, por isso, não as julgue – ajude-as. 

17. Pense nos outros
Seja pelo menos consciente, só isso. Todos nós temos famílias, contas para pagar e os nossos próprios problemas. Por isso, não faça parecer que só você tem problemas. 

18. Dê sem esperar nada em troca Não esteja sempre a controlar quem dá ou quem não dá. Se o fizer vai acabar por se tornar numa pessoa indesejável. Dê só pela alegria de dar alguma coisa a alguém. Se receber alguma coisa em troca, ótimo, se não receber, ótimo também. 

19. Não existe uma fase final Nós, como espécie, somos o que somos. Não tente desvendar tudo. Goze a sua viagem. 

20. Aprecie as pequenas coisas Eu gosto de clichés porque são verdade. Especialmente este aqui. Sabe porquê? Porque toda a gente diz que o sabe, mas ninguém o segue. Só vão atrás das coisas grandes. 

21. Não seja tão sério
Sim, sim, você é uma pessoa e os outros têm de o levar a sério, eu sei disso. Mas no fundo, somos todos um bando de formigas a tentar perseguir a mesma coisa. Descontraia-se. 

22. Não culpe as pessoas Qual é o objetivo? Quer castigá-las? Isso não se faz a ninguém. Ah, e não se culpe também – você é apenas humano.

 23. Crie alguma coisa Não propriamente para deixar um legado, afinal, também não vai estar cá para sempre para o ver, mas apenas para ter alguma utilidade. Faça uma música, escreva um livro, construa uma mesa, qualquer coisa. Vai sentir-se bem consigo mesmo. 

24. Não se fixe demasiado no passado Refletir sobre o passado só é bom para uma coisa: aprender. 

25. Tome uma atitude Não fique aí sentado, faça alguma coisa. Sem ação, não há nenhum resultado.




20 Pequenos hábitos que irão ajudá-lo a viver melhor

Os mais importantes são hábitos fundamentais: hábitos que têm efeitos em cascata ao longo da vida de uma pessoa. Aqui ficam 20 dos hábitos fundamentais mais eficazes, e capazes de mudar vidas, que pode encontrar: 

1. Assim que acordar faça por alguns minutos exercícios de musculação.
Alguns minutos a praticar flexões, pranchas e agachamentos todas as manhãs vão ajudá-lo a acordar e ainda a eliminar alguma gordura desagradável. Além disso, se tem à sua espera um dia muito ocupado e não lhe apetece ir ao ginásio, pode estender este exercício para 20 ou 30 minutos. 

2. Ao final da tarde faça a sua lista de tarefas para o dia seguinte e não pense mais nisso. É muito difícil gozar o final do dia se estiver sempre a pensar no dia seguinte. Também é difícil ser-se produtivo quando não tem o dia planeado. Resolva estes dois problemas criando uma lista de tarefas para o dia seguinte, depois deixe-a estar até ao dia de amanhã e desfrute do final do dia. 

3. Sempre que ligar o Facebook envie uma mensagem a alguém com quem já não fala há algum tempo. Quando já não se fala com um amigo antigo há algum tempo e pretende-se voltar a manter o contacto, é muito fácil adiar-se esse momento. Se fizer isto, vai conseguir tornar o “manter o contacto” um hábito quase automático. 

4. Faça a tarefa que menos quer fazer logo no início do dia. Enquanto não fizer essa grande tarefa, esta vai estar constantemente a invadir-lhe a consciência. Despache-a logo e vai ver que se vai sentir muito melhor no resto do dia. 

5. Vá lá fora e apanhe alguma luz do sol todas as manhãs o mais rapidamente possível.
A combinação de movimento, luz e ar fresco irá acordá-lo, relaxá-lo e definir o seu ritmo circadiano para que fique mais alerta durante o dia e consiga descansar melhor à noite. 

6. Sempre que alguém na internet disser alguma coisa que o aborreça, espere umas horas antes de responder. O mais provável é passado essas horas já não querer saber do assunto. Depois de seguir este hábito durante algumas semanas vai reparar que até a reação de raiva inicial não será tão forte como costumava ser.

 7. Quando reparar num tique/hábito de uma pessoa e não gostar, veja se também tem esse mesmo tique/hábito. Focar-se nos defeitos das outras pessoas é visto como um mau hábito, no entanto, pode ser uma boa ferramenta de melhoria pessoal se aproveitar a oportunidade para uma introspeção. Aprenda a perguntar-se a si mesmo “também faço aquilo?”.

 8. Pergunte a si mesmo qual é a pior coisa que lhe pode acontecer e crie um plano simples caso essa coisa aconteça mesmo. Os nossos medos são mais poderosos quando não temos nenhuma ideia de como agir. Normalmente, tendem a desaparecer quando pensamos neles e arranjamos uma forma de os confrontar. 

9. Quando for conhecer alguém novo, assuma a atitude “espero gostar de si”.
Compare esta ideia à ideia carente “espero que goste de mim”, ou à ideia negativa “espero que não seja um cretino”. É impossível gostar de toda a gente, no entanto, ajuda a criar uma expetativa positiva e procurar as melhores qualidades de todas as pessoas.

 10. Vista-se conforme aquilo que quer ser. Uma vez um professor meu contou à turma que devíamos vestir-nos para as entrevistas realizadas por telefone. Ao vestir-se não vai estar só a mudar a forma como os outros o veem, também vai estar a mudar a forma como se vê a si mesmo. Vai mudar a forma como fala e age. Vista-se sempre conforme aquilo que quer ser, mesmo que não se preocupe com a forma como os outros o veem. 

11. Beba pelo menos 8 copos de água por dia. A maioria das pessoas está cronicamente desidratada. Não seja uma delas. 

12. Coma os vegetais antes do resto da refeição. Os vegetais fazem parte do grupo de alimentos mais menosprezado e, no entanto, são incrivelmente nutritivos tendo em conta as poucas calorias que têm. Se consumir mais vegetais, pode usá-los como forma de “descartar” alimentos menos saudáveis. 

13. Relaxe todos os dias durante dois minutos.
Apenas dois minutos por dia podem acalmá-lo, fazer com que se sinta mais feliz e menos inseguro. O importante é fazê-lo todos os dias – e não relaxar durante um longo período de tempo; tal como tudo na vida, a consistência vence a intensidade. 

14. Quando trabalhar, aplique a técnica pomodoro. Trabalhe durante 20 ou 30 minutos e depois faça uma pausa de 5 a 10 minutos. Repita o processo várias vezes e por fim faça um intervalo mais comprido, de 30 minutos. Só assim consegue pôr o trabalho a andar sem perder a concentração. Ao planear assim o seu método de trabalho terá mais trabalho feito ao longo do dia. 

15. Utilize a sua lista de amigos do Facebook para selecionar e melhorar o seu feed do Facebook. Coloque as pessoas que admira ou com quem quer construir uma amizade mais chegada no seu grupo de “amigos mais chegados”. Se tiver alguém a ser deprimente e quiser que essa pessoa tenha menos influência na sua vida, coloque-a na sua lista de conhecidos e deixe de a seguir. Ninguém vai reparar que fez isto – é uma ótima forma de se aproximar e de se afastar de algumas pessoas de uma forma subtil. 

16. Partilhe os louros sempre que puder. Sempre que trabalhar com outras pessoas, tente não se focar só em si e reconheça também as contribuições dos seus colegas. Partilhar os louros raramente o prejudica e é algo que é sempre lembrado pelos outros.

 17. Sempre que um grupo no qual esteja inserido tenha de tomar uma decisão, certifique-se de que todos os membros dão a sua opinião.
Algumas pessoas vão ativamente solicitar a apresentação das suas opiniões. Outras não o farão a menos que lhes seja pedido. Seja a pessoa no grupo que se certifica que todos são ouvidos. 

18. Procure boas notícias. Se só se basear nas notícias, vai pensar que o mundo está a ruir. Mas não está. O crime e as doenças estão a diminuir, a educação e a esperança de vida estão a aumentar e o mundo está muito melhor agora do que há dez anos atrás. Procure histórias positivas para equilibrar a negatividade dos media. 

19. Procure a melhor qualidade de cada pessoa. Se procurar uma razão para odiar alguém, vai encontrá-la. Se procurar uma razão para gostar de alguém, vai encontrá-la.

 20. Adote a linguagem corporal de uma pessoa feliz e confiante para se sentir feliz e confiante. Ao levantar-se, adote uma postura direita e verá que se vai sentir mais confiante. Incline-se para trás, e sentir-se-á mais relaxado. Sorria e sentir-se-á mais feliz. Ao controlar o seu corpo, vai poder controlar a sua mente.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

10 mandamentos para ser bonitos e poderosos

Roupas e acessórios lindos impressionam, mas não bastam para mostrar aquilo de que é capaz. Uma imagem inspiradora e autoconfiante depende mais de atitudes.
«Assim como uma garota comum pode tornar-se linda por aquilo que transmite, uma mulher linda pode ficar feia se for muito insegura» (disse a escritora Sherry Argov).
1. Conquistem com o olhar
«Conversar encarando a outra pessoa pode parecer agressivo e deixá-la intimidada, enquanto olhar por cima do ombro ou para os lados o tempo todo demonstra tédio ou desinteresse.» Escolher o meio-termo: contacto visual, olhar para outra parte do rosto e para os lados de vez em quando.
2. Levantem a cabeça
Costas retas, ombros abertos e queixo erguido são a imagem do sucesso.
3. Aprendam a dizer não
Ter coragem de dizer não e escolher o sim na hora certa são sinais de que valorizam o seu tempo, os seus desejos e as suas opiniões.
4. Sorriam mais
Encarar o mundo com um sorriso no rosto torna você mais atraente e positiva.
5. Usem a voz a seu favor
O volume, o ritmo e as pausas refletem o estado emocional. Hesitam, gaguejam, a voz fica fininha?... Respirem profundamente. Isso vai desacelerar o cérebro e ajudá-los a recuperar o controle da comunicação.
6. Amem o seu cabelo
O cabelo tem de ser bem tratado e o estilo combinar com o estilo de vida. Isso demonstra amor-próprio.
7. Encontrem o seu estilo
Aquele que traduz a mensagem que querem passar: os princípios, os ideais, as crenças...
8. Apostem na boa apresentação
Cuidar do aspecto físico é sinal de saúde mental e de integração social.
9. Construam seu repertório
Cada qual é único e perito em algo: uma aptidão, um talento, uma sensibilidade...
10. Abracem a vitória