sábado, 9 de fevereiro de 2013

Resista à tendência de se comparar com outros


Resista à tendência de se comparar com outros
O QUE A BÍBLIA ENSINA? “Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém.” — Gálatas 6:4Nova Versão Internacional.
QUAL É O DESAFIO? Talvez tenhamos a tendência de nos comparar com outros — às vezes com quem tem menos do que nós, muitas vezes com quem é mais forte, saudável, rico ou talentoso do que nós. De qualquer forma, isso não é bom. Nós erroneamente presumimos que o valor de uma pessoa é medido pelo que ela tem ou pelo que ela é capaz de fazer. É possível que também provoquemos sentimentos de inveja e um espírito de competição. — Eclesiastes 4:4.
O QUE VOCÊ PODE FAZER? Tente ver a si mesmo como Deus o vê. Permita que o ponto de vista dele influencie seu senso de valor próprio. “O mero homem vê o que aparece aos olhos, mas quanto a Jeová,* ele vê o que o coração é.” (1 Samuel 16:7) Jeová mede o valor que você tem, não por compará-lo com outras pessoas, mas por ler seu coração e examinar seus pensamentos, sentimentos e intenções. (Hebreus 4:12, 13) Ele entende suas limitações e o incentiva a respeitá-las também. Se você medir seu valor por se comparar com outros, acabará ficando orgulhoso ou sempre descontente. Portanto, aceite modestamente o fato de que você nem sempre será o melhor em tudo o que fizer. — Provérbios 11:2.
O que especificamente você precisa fazer para ter valor aos olhos de Deus? Ele inspirou o profeta Miqueias a escrever: “Ele te informou, ó homem terreno, sobre o que é bom. E o que é que Jeová pede de volta de ti senão que exerças a justiça, e ames a benignidade, e andes modestamente com o teu Deus?” (Miqueias 6:8) Se você seguir esse conselho, Deus cuidará de você. (1 Pedro 5:6, 7) Poderia existir motivo melhor para contentamento?
[Nota(s) de rodapé]
O nome de Deus segundo a Bíblia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.