quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Boletim Objectivo 2015 - SET 2010

NOTÍCIAS

A Hora da Verdade
Angola Levanta-se na Educação
Clima e Género
Educação Proibida


PENSAR: Nova Iorque, Nova Iorque

AGENDA: "8 a 8"

BI: Agência ODM

NOTÍCIAS
A Hora da Verdade
"Não podemos faltar aos milhões de pessoas que esperam da comunidade internacional que cumpra a promessa de um mundo melhor contida na Declaração do Milénio. Vamos encontrar-nos em Setembro para cumprir a promessa". O apelo de Ban Ki-moon, Secretário Geral da ONU, pretende mobilizar vontades para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Os ODM estão ameaçados por um contexto económico recessivo e pelo falta de vontade política. A próxima cimeira da ONU, que decorre em Nova Iorque nos dias 20, 21 e 22 , é o momento decisivo para resgatar os ODM. Por todo o mundo, a sociedade civil está em marcha para pressionar os seus líderes no sentido de fazerem mais e melhor pelo bem comum.
+ Objectivo2015 | Cimeira ONU

Angola Levanta-se na Educação
"Assentei muitas vezes no chão. A pessoa tinha de ir cedo porque havia mais ou menos 50 ou 70 alunos e só havia 20 cadeiras", recorda Maria Gonçalves, aluna da instrução primária em Luanda nos anos 70. Mas as crianças angolanas encontram hoje um panorama distinto: mais de dois milhões foram matriculadas no ensino primário desde 2002. Contudo, cerca de 1,2 milhão continuam fora da escola. Na África Subsariana, a taxa de matrícula escolar atingiu recentemente os 71%. Segundo dados da ONU, 58 dos 86 países que ainda não cumpriram a meta de acesso universal à educação primária não o irão fazer até 2015, a menos que haja uma aceleração nos esforços nesta área. O pagamento de propinas permanece um dos principais obstáculos ao alcance do segundo Objectivo do Milénio na África Subsariana. Em muitos países do continente, as propinas representam ¼ do rendimento de uma famíla pobre. Em Angola, o ensino primário é gratuito.
+ Carlos Araújo – Rádio ONU

Clima e Género
O governo moçambicano tem dado particular atenção às questões de género nas suas políticas de desenvolvimento para mitigar o impacto das alterações climáticas, em particular no sector agrícola. Pretende-se garantir a igualdade de acesso aos recursos por parte de mulheres e homens, num país que tem sido particularmente afectado nos últimos anos pelas alterações climáticas – sendo as cheias o efeito mais dramático. Um estudo recente sobre Moçambique conclui que as alterações climáticas têm um impacto mais forte so bre as mulheres, forçadas a acumular o trabalho que os homens deixam de realizar quando migram para a cidade após uma catástrofe natural.
+ Fundação Heinrich Böll – "Género e Alterações Climáticas"

Educação Proibida
Hilaria Supa é uma figura política invulgar. Aos 52 anos, sem nunca ter frequentado a escola, esta peruana da etnia indígena Quechua foi eleita para o Congresso nacional, onde chefia o comité para a educação. Ponto essencial da sua agenda: acesso à educação para todas e todos, em especial os povos indígenas. A activista indígena sofreu desde cedo a discriminação, dado que a sua família trabalhou para um proprietário rural que maltratava os camponeses, indo ao extremo de violar mulheres. "Para pessoas como eu, a educação é proibida", a firma. No Peru, 11% das mulheres são analfabetas (face a 4% dos homens). Entre os Quechua, a percentagem sobe para 31%.
+ Ángel Páez – Inter Press Service


PENSAR
Nova Iorque, Nova Iorque _Sara dias
Passaram já dez anos desde a Cimeira do Milénio em 2000, onde os então líderes mundiais inspirados pelos princípios da ONU, firmaram um sério compromisso de juntar esforços para o cumprimento de 8 objectivos muito concretos que especificam metas mensuráveis para um desenvolvimento sustentável a nível global. Metas ambiciosas que para lá do sonho, se pretendiam colocar no campo do real, do possível, noutra esfera que não a da demagogia.
+ mais



AGENDA "8 A 8"
Green Festival 2010 / Gingko
10 a 17 SET Estoril Centro de Congressos
"Levanta-te Contra a Pobreza" / Campanha do Milénio
17, 18 e 19 SET
Concurso "Music Against Poverty" / Comissão Europeia
Até 30 SET
BI
Agência ODM
A Agência ODM dinamiza iniciativas de sensibilização para os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio junto dos jovens. É uma missão difícil, confessa João Mesquita, um dos muitos Agentes ODM, pois os portugueses não estão alerta. A aposta passa sobretudo pela activação dos jovens para a Campanha, e Joana Lopes, coordenadora da Agência, adianta que já no próximo ano lectivo vai arrancar nas universidades o ODM Campus Challenge.
+ Reportagem de André de Carvalho Ramos / ESCS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas.