quarta-feira, 29 de abril de 2015

Pertençais à classe das mulheres fortes!

Quero dizer que a mulher com a finura do seu espírito, com a ductilidade do seu caráter, a flexibilidade da sua natureza, a perspicacidade da sua inteligência e a faculdade adivinhadora do seu coração, pode, quando põe todos os recursos á disposição da sabedoria e da virtude, livrar-se de todos os perigos, de todas as situações difíceis, e forçar, pouco e pouco, todos os elementos contrários a prestarem-lhe justiça e a auxiliá-la na sua viagem. Mas para conseguimento disto, senhoras, é necessário que pertençais a classe das mulheres fortes, na calmaria, e possuir-vos do vigor moral; é preciso que haja alguma coisa de viril no vosso caráter. A mulher perde demasiadas vezes o equilíbrio no meio da tempestade, e cai desfalecida; ou agita-se ela própria, e altera-se algumas vezes, mais tempestuosamente ainda que o mar.
A Mulher Forte

terça-feira, 28 de abril de 2015

3 Conselhos para uma Moça Solteira

"O objetivo da espera não é produzir sofrimento, mas preveni-lo. Muitas mulheres sofrem sem necessidade porque adiantam-se aos planos de Deus." ( livro: À Espera do Amado).

Existem muitas moças solteiras que vivem se questionando o porquê de ainda estarem sós, perguntam-se  qual o motivo de que em meus plenos vinte poucos anos, ainda não tenham um namorado? É incrível como a maioria das moças sempre se apegam a esses tipo de questão e acabam se esquecendo de uma coisa muito mais importante: Como posso aproveitar bem o meu tempo de solteira?

Como aproveitar bem o seu tempo livre?

Fazer bom uso do seu tempo livre é primordial. Não deixem que os minutos passem sem que você tenha aprendido ou feito algo bom com ele. Então, segui algumas sugestões:

  • Organize seu tempo. Tenha horários, seja disciplinada e organizada.
  • Não durma muito! Dormir muito vai fazer você perder muito tempo que poderia ser utilizado. 
  • Faça algum esporte, um exercício físico. Isso faz bem ao seu corpo.
  • Dedique-se as seus estudos particulares. Trabalhe sua mente, cresça intelectualmente. 
  • Seja voluntária!
  • Silêncio. Priorize o silêncio em sua vida. Você verá o quanto é importante.
  • Espalhe amor, fé, caridade, pureza e modesta.

Revivendo a Arte da Elegância

Elegante: graciosa, de bom gosto, sofisticado, clássico, refinado, digno, equilibrado, bonito, charmoso, cultivado, polido e culto.

As palavras acima descrevem as qualidades que eram muito procuradas e valorizadas pelas mulheres de antigamente. As mulheres faziam um grande esforço para aprender a arte da elegância. Algumas até frequentando aulas ou escolas com o intuito e desejo de ser uma senhora fina.

No enquanto, eu não estou sugerindo que vamos voltar no tempo e abraçar todos os dias de outrora rituais culturais, eu temo que a nossa sociedade como um todo perdeu o valor e a compreensão de elegância.

Hoje, muitas mulheres preferem seguir o "sexy" do que o "elegante". E em vez de exemplos como Audrey Hepburn, estamos olhando para as modelos do rolo como "Lady" Gaga.

No lugar de "elegância" as mulheres preferem palavras como: sexy, quente, sedutora, sensual, provocante e tentadora.

Esta mudança de cultura preocupa-me porque essas qualidades mencionadas não promovem um estilo de vida seguro, saudável ou bíblica.





A verdadeira elegância mostra respeito por si mesmo e insiste no respeito dos outros.

Sedução mostra o desrespeito por si mesmo e incentiva os outros a tratá-lo da mesma maneira.










Sedução cria uma dependência de aprovação condicional dos outros.










A verdadeira elegância ajuda-nos a desfrutar de ser a mulher feminina que estava projetado para ser.

A sedução degrada feminilidade e força-nos a usá-lo como uma ferramenta em vez de um presente.







Estive fazendo alguns estudos sobre a arte da elegância e estou convencida de que é um belo traço valioso demais para ser simplesmente perdido.

Espero que vocês se juntem a mim nesta jornada para uma vida mais elegante!

Sugestões de filmes

O Concerto (Le Concert)


É a história de um reconhecido maestro da década de 70 que, assim como vários outros músicos, foi demitido da orquestra por questões raciais, por se recusar a desfazer-se de seus músicos. Três décadas depois ele se vê na equipe de limpeza do mesmo Teatro. Num dia comum, ele encontra um convite para orquestra e decide reviver o passado, com seus velhos músicos. A história exprime a grandeza da música e o terror dos regimes totalitários, unidos ainda a uma bela história entre pai e filha. Um filme espetacular, cheio de beleza, exemplo de determinismo que ao final muito emociona. Sem dúvidas, a vontade é de levantar-se ao fim do filme e aplaudir juntamente com a platéia. Imperdível, principalmente para apreciadores da música clássica!

Into the wild


 É uma história verídica relatada num livro que foi convertida ao cinema, mas preparem-se, pois é um filme denso, reflexivo e capaz de alterar as estruturas de nossa alma. Dirigida por Sean Penn e com uma trilha sonora magnífica, o filme retrata a busca pela verdadeira felicidade. Chris sai numa aventura para encontrar o sentido da vida, com um total desapego pelos bens materiais e inclusive de si mesmo, e no fim acaba encontrando... num final inusitado e impactante. Uma ótima proposta de encontro pessoal e com as nossas escolhas nesta jornada única e maravilhosa que se chama Vida!

A Vida é Bela (La vita è bella) - 1998

Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

Hotel Ruanda (Hotel Rwanda) - 2004

Em 1994 um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.
Gran Torino - 2008

Walt Kowalski (Clint Eastwood) é um inflexível veterano da Guerra da Coréia, agora aposentado. Para passar o tempo ele faz consertos, bebe cerveja e vai mensalmente ao barbeiro (John Carroll Lynch). Sua vida é alterada quando passa a ter como vizinhos imigrantes hmong, vindos do Laos. Ressentido e desconfiando de todos, Walt apenas deseja passar o tempo que lhe resta de vida. Até que Thao (Bee Vang), seu tímido vizinho adolescente, é obrigado por uma gangue a roubar o carro do veterano, um Gran Torino retirado da linha de montagem pelo próprio.


À Procura da Felicidade - 2006
(The Pursuit of Happyness)
Um vendedor lutador que assume a custódia de seu filho quando ele está prestes a começar um empreendimento profissional de mudança de vida.






Mãos Talentosas - 2009
(Gifted Hands: The Ben Carson Story)
O jovem Ben Carson não tinha muita chance. Crescer em um lar desfeito entre pobreza e preconceito. E, no entanto, sua mãe nunca perdeu a fé nele. Insistindo que ele siga as oportunidades que ela nunca teve, ela ajudou a crescer sua imaginação, inteligência e o mais importante, sua crença em si mesmo. Essa fé seria seu dom, A única coisa que poderia levá-lo a seguir o seu sonho de se tornar um dos maiores neurocirurgiões do mundo.






127 Horas - 2010
(127 Hours)
Um alpinista fica preso sob uma rocha enquanto caminhava sozinho perto de Moab, Utah e recorre a medidas desesperadas para sobreviver.








O Impossível -2012
(Lo imposible)
A história de uma família de turistas na Tailândia que estava na destruição e no estado caótico do tsunami no Oceano Índico de 2004.







Emma - 1996

A jovem e agradável Emma Woodhouse (Gwyneth Paltrow) adora cuidar dos problemas de outras pessoas. Ela se dedica incessantemente a unir homens e mulheres que na teoria tem tudo para dar errado. Apesar de lidar corriqueiramente com o romance, Emma é confusa em relação aos seus sentimentos, sobretudo os que envolvem o Sr. Knightley (Jeremy Northam).

Orgulho & Preconceito - 2005

"Pride & Prejudice"
Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) - foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.


Expiação - 2007
"Atonement"

Em 1935, no dia mais quente do ano na Inglaterra, Briony Talles (Romola Garai) e sua família se reúnem num fim de semana na mansão familiar. O momento político é de tensão, por conta da 2ª Guerra Mundial. Em meio ao calor opressivo emergem antigos ressentimentos familiares. Cinco anos antes, Briony, então aos 13 anos, usa sua imaginação de escritora principiante para acusar Robbie Turner (James McAvoy), o filho do caseiro e amante da sua irmã mais velha Cecília (Keira Knightley), de um crime que ele não cometeu. A acusação na época destruiu o amor da irmã e alterou de forma dramática várias vidas.


O Despertar de Uma Paixão - 2006
"The Painted Veil"

Década de 1920. Walter Fane (Edward Norton) é um médico de classe média alta, casado com Kitty (Naomi Watts). Eles se casaram pelos motivos errados e logo ela teve um caso com outra pessoa. Quando descobre a infidelidade, Walter se vinga aceitando um emprego numa remota vila da China que foi arruinada por uma epidemia fatal. Kitty parte com ele e a jornada muda o significado do relacionamento existente entre eles. 


Amor e Inocência - 2007
"Becoming Jane" 

1795. Jane Austen (Anne Hathaway) tem 20 anos e começa a se destacar como uma escritora. Enquanto ela está mais interessada em desvendar o mundo, seus pais querem que ela logo se case com um homem rico, que possa assegurar seu status perante a sociedade. O principal candidato é o sr. Wisley (Laurence Fox), neto da aristocrata Lady Gresham (Maggie Smith), mas Jane se interessa é pelo malandro Tom Lefroy (James McAvoy), cuja inteligência e arrogância a provocam.

Jane Eyre - 2011

Após uma infância triste, Jane Eyre (Mia Wasikowska) resolve se tornar uma governanta. Ele aceita um emprego no Thornfield Hall, onde conhece o misterioso e frio dono da casa, Sr. Rochester (Michael Fassbender). Aos poucos, eles se aproximam e Jane começa a se apaixonar pelo patrão. A jovem aproveita a recém descoberta felicidade, mas os segredos desse homem podem destruir esse sentimento.


Sensibilidade e Bom Senso - 1995
"Sense and Sensibility"

Em virtude da morte do marido, uma viúva e as três filhas passam a enfrentar dificuldades financeiras, pois praticamente toda a herança foi para um filho do primeiro casamento, que ignora a promessa feita no leito de morte de seu pai que ampararia as meias-irmãs. Neste contexto, enquanto uma irmã prática (Emma Thompson), usando a razão como principal forma de conduzir as situações, a outra (Kate Winslet) se mostra emotiva, sem se reprimir nunca com uma sensibilidade flor da pele




Diário de uma Paixão - 2004
"The Notebook"

Numa clínica geriátrica, Duke, um dos internos que relativamente está bem, lê para uma interna (com um quadro mais grave) a história de Allie Hamilton (Rachel McAdams) e Noah Calhoun (Ryan Gosling), dois jovens enamorados que em 1940 se conheceram num parque de diversões. Eles foram separados pelos pais dela, que nunca aprovaram o namoro, pois Noah era um trabalhador braçal e oriundo de uma família sem recursos financeiros. Para evitar qualquer aproximação, os pais de Alie a mandam para longe. Por um ano Noah escreveu para Allie todos os dias mas não obteve resposta, pois a mãe (Joan Allen) dela interceptava as cartas de Noah para a filha. Crendo que Allie não estava mais interessada nele, Noah escreveu uma carta de despedida e tentou se conformar. Alie esperava notícias de Noah, mas após 7 anos desistiu de esperar ao conhecer um charmoso oficial, Lon Hammond Jr. (James Marsden), que serviu na 2ª Grande Guerra (assim como Noah) e pertencia a uma família muito rica. Ele pede a mão de Allie, que aceita, mas o destino a faria se reencontrar com Noah. Como seu amor por ele ainda existia e era recíproco, ela precisa escolher entre o noivo e seu primeiro amor.


segunda-feira, 27 de abril de 2015

Damas: 21 Tradições Perdidas que Ainda se Aplicam nos Dias de Hoje

Agir como uma dama significa viver com dignidade, o que também faz com que o homem seja um cavalheiro.

Muitas de nós queremos um verdadeiro cavalheiro em nossa vida, mas acredito que isso está em nossas mãos. É a lei da atração e do bom senso: Se queremos um homem cavalheiro, temos de ser e agir como uma dama.

Em todas as áreas da vida, acredito que para ser uma dama é preciso mostrar autorrespeito, classe, valor e etiqueta. É preciso também que você valorize as sutilezas da vida, como a facilidade de saber como agir em todas as situações. Você não precisa vir de uma família rica ou ser rica para poder conduzir-se como a realeza.

Depois de fazer algumas pesquisas, aqui estão 21 tradições que se perderam, mas que ainda são aplicáveis hoje:





Conduta:
1. Se um homem conhece as regras de etiqueta, permanecer em pé até que você esteja sentada, certifique-se de sentar-se prontamente para não deixá-lo em pé por muito tempo.

2. Nada de linguagens rudes ou chocantes, especialmente na mesa. Sua linguagem é uma representação de sua mente e coração.

3. Não fale com a boca cheia. Eu não preciso de explicar o porquê.

4. Vestir-se com bom gosto: Uma dama se veste adequadamente para a ocasião.

5. Chamadas telefônicas: Em caso de dúvida, uma boa regra de ouro,  não telefone antes das 9h ou após às 21h.

6. Ela é graciosa: Ela nunca apenas diz: "Olá" ao ser apresentada a alguém. Ela oferece um tipo saudação como, "é um prazer conhecê-lo", ou "como você está essa noite?"

7. Ela coloca seu telefone em modo silencioso e afasta-o durante as refeições, reuniões e igreja.

8. Ela diz: "Sim, por favor" ou "não, obrigado." Ela não diz: "Sim" ou "Não".

9. Ela faz elogios com sinceridade. Não diz as coisas só por dizer. Falsidade é algo mais fácil de perceber do que imaginamos.

10. Uma dama sempre se oferece para ajudar alguém em necessidade. Oferece seu assento para idosos, deficientes ou aos pais com filhos pequenos.

11. Ela responde rapidamente a um convite. Prontamente ela envia uma detalhada nota de agradecimento para quem mostrou sua cordialidade.

12. Ela nunca chega de mãos vazias. Trazendo um pequeno presente mostra seu reconhecimento à preparação feita pelo anfitrião.

13. Sua palavra é sua obrigação. Uma senhora merece uma reputação respeitável puramente pela consistência de sua palavra. Ela sempre mantém suas promessas.



Namoro:
14. Não o convide para sair, ele vai convida você. A senhorita sabe que merece ser conquistada e não precisa fazer o papel dele. Se você está na posição em que você tem que iniciar o contato, então, você deve saber que  não está lidando com um cavalheiro e pode seguir em frente.

15. Prazo: Seu tempo é precioso e valioso e tudo está reservado com dias de antecedência. Alguém que honra o seu tempo irá planejar com antecedência e convidá-la, pelo menos, com 48 horas de antecedência.


16. Você não conhece um cara em qualquer lugar. Se você está conhecendo alguém pessoalmente, pela primeira vez, vocês devem se encontrar em um local neutro, seguro e inteligente. Sempre honrar a sua intuição.

17. Toque de recolher: Há quem diga que nada de bom acontece depois das 22h e é verdade. Portanto, é importante definir o tempo que você precisa para estar em casa com antecedência e deixe o seu cavalheiro saber sobre isso desde o início.

18. Valor: Ser uma dama e agir como uma, não significa que você tem o direito de ser snobe. Pratique ter um coração grato e sempre dizer obrigada por ações ou generosidades específicas.



19. Como pedir: Ter respeito pelo homem que está com você, e não pense ter o direito de pedir a coisa mais cara do menu em um restaurante. Se ele quer tratá-la com uma boa garrafa de vinho, ele pode encomendá-lo ou oferecer para você fazer uma seleção.

20. Seja uma boa ouvinte e boa companhia. Coloque o seu telefone celular longe quando estiver conversando. Uma dama jamais é chata, rude ou age com desdém.

21. Esteja preparada: Se você está saindo com um cavalheiro, ele irá pagar a conta. No entanto, você deve sempre estar preparada para pagar se a conta for muito alta ou se ele esquecer a carteira em casa, por exemplo.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

O NAMORO (Parte 1/5)

O namoro é o período em que o rapaz e a moça procuram conhecer-se em preparação para o matrimônio.
No matrimônio homem e mulher doam seus corpos, constituem uma só carne e tornam-se instrumentos de Deus na geração de novas vidas humanas.
Mas antes de doar os corpos é preciso doar as almas. No namoro os jovens procuram conhecer não o corpo do outro, mas sua alma.
Os namorados não podem ter relações sexuais, pois o corpo do outro ainda não lhes pertence. Unir-se ao corpo alheio antes do casamento (fornicação) é um pecado contra a justiça, algo como um roubo.


1 Coríntios 6:19
    • 19 Vocês não sabem que o seu corpo é o templo+ do espírito santo, que está em vocês e que lhes foi dado por Deus?+ Além disso, vocês não pertencem a si mesmos,+
 1 Coríntios 3:16, 17
        • 16 Vocês não sabem que são templo de Deus+ e que o espírito de Deus mora em vocês?+ 17 Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; pois o templo de Deus é santo, e vocês são esse templo.+
      • Porém não é apenas a fornicação que é pecado, mas também tudo o que provoca desejo da fornicação, como abraços e beijos que, muitíssimo mais que constituírem expressões de afeto, despertam, alimentam e exacerbam o desejo físico.
        Aliás, é possível profanar o templo do nosso corpo até por um pensamento:
      • Mateus 5:28
        • 28 Mas eu lhes digo que todo aquele que persiste em olhar para uma mulher,+ a ponto de sentir paixão por ela, já cometeu no coração adultério com ela.+
        • Durante o namoro deve-se evitar o contato físico desnecessário. O contato entre os corpos (beijos e abraços), além de causar o desejo de fornicação, obscurece a razão. O próprio beijo na boca ou de novela já constitui uma entrega física, que, se acidentalmente pode não se consumar, no entanto a prepara ou apressa. Vale aqui lembrar a advertência de Cristo: 
        •  Mateus 26:41
          • 41 Mantenham-se vigilantes+ e orem continuamente+ para que não caiam em tentação.+ Naturalmente, o espírito está disposto,* mas a carne é fraca.”+
        • O prazer da excitação dos sentidos, além disso, torna os jovens incapazes de perceber a beleza da alma do outro. O namoro assim deixa de ser uma ocasião de amar para ser uma ocasião de egoísmo a dois, cada um desejando sugar do outro o máximo de prazer.